Com uma carreira na banca e na consultoria de imagem, Alexandra Lopes, responsável pelo marketing e vendas da Concept+, marca de cosmética do Grupo Concept, que detém também as marcas BodyConcept e DepilConcept, já fez 800 saltos de paraquedas.
Licenciada em Gestão e pós-graduada em Marketing Management no ISEG – Universidade de Lisboa, Alexandra Lopes iniciou a sua carreira profissional em 2002 como assistente comercial na Kimberly-Clark, passando pelas Tintas Robbialac, pelo Banco Espírito Santo (atual Novo Banco) e pelo Barclays (atual Bankinter), sempre na área de Marketing.
Após realizar uma pós-graduação em Consultoria de Moda e Imagem no IPAM, em 2014, Alexandra Lopes lançou um negócio próprio na área da Gestão de Imagem, mantendo em paralelo a atividade na área de Marketing, desenvolvendo projetos para empresas de diversos setores.
Durante a pandemia, como tantas outras pessoas, reinventou-se. Obteve a certificação em Coaching e Team Coaching, pelo Instituto Eduardo Torgal, com especialização em Eneagrama, o que lhe permitiu criar o método SER + PARECER = VENCER®, “método inovador de Gestão de Imagem que visa ensinar as pessoas a comunicar uma imagem profissional vencedora e com impacto, sem perder a sua autenticidade”. Este método deu origem ao livro SER + PARECER = VENCER ® – 21 dias para uma imagem com impacto, que lançou em 2021. No final desse ano, Alexandra Lopes transitou para a liderança do Departamento da Concept+, marca de cosmética do Grupo Concept, que detém também as marcas BodyConcept e DepilConcept.
Nos últimos 15 anos, a sua actividade profissional tem sido sempre acompanhada pela paixão por um desporto de provocar calafrios, que a ajuda noutras áreas da sua vida. “Para além da sensação de liberdade e felicidade que sinto cada vez que salto, o paraquedismo ajuda-me a enfrentar os meus maiores medos e inseguranças, relativizando os problemas do dia a dia.”
Tem várias vidas profissionais? Trabalhou em áreas tão distintas como produtos de grande consumo, banca e cosmética. E na área de marketing e vendas. Que aprendizagens trouxe de cada um destes setores e de que forma contribuem para o seu desempenho hoje?
Quase que me atrevo a afirmar que a minha vida dava um livro! Quem sabe se não escreverei mais um livro sobre o meu percurso profissional, partilhando todas as aprendizagens que trouxe de cada uma das experiências que abracei! Todas elas contribuíram para evoluir como profissional, com elevada autonomia, perseverança, capacidade de adaptação e foco na rápida resolução de problemas.
Sempre tive vontade de lançar o meu próprio negócio, de criar algo do zero, e a Gestão de Imagem acabou por ser a escolha óbvia, pois sofri na pele as consequências de não ter uma imagem adequada ao contexto da Banca, onde trabalhei durante cerca de oito anos.
Era consultora de imagem e mudou para o Grupo Concept. Quando e quais as razões que a levaram a mudar?
Sempre tive vontade de lançar o meu próprio negócio, de criar algo do zero, e a Gestão de Imagem acabou por ser a escolha óbvia, pois sofri na pele as consequências de não ter uma imagem adequada ao contexto da Banca, onde trabalhei durante cerca de oito anos. Como trabalhava no Departamento de Marketing e não me identificava com a vertente mais formal da Banca, vestia-me propositadamente de uma forma mais desportiva, apenas por rebeldia, o que passava uma imagem de pouca seriedade e profissionalismo, e isso realmente prejudicou-me na progressão da carreira que aspirava, que obviamente não aconteceu.
Por isso, senti que podia ajudar as pessoas a comunicar uma imagem profissional vencedora e com impacto através do método que criei. Após lançar o meu livro, que era um dos meus grandes objetivos de vida, senti que já tinha feito tudo a que me predispus a fazer na área da Gestão de Imagem e que era o momento de abraçar novos desafios. Quando surgiu a oportunidade de integrar o GrupoConcept e liderar o Departamento de Cosmética, não pensei duas vezes!
Quais as suas funções e responsabilidades actuais?
Desde o dia 3 de janeiro de 2022 que sou diretora Operacional e de Marketing da Concept+, a marca de cosmética profissional exclusiva das Clínicas BodyConcept e DepilConcept. Ao longo destes três anos reestruturei o Departamento de Cosmética, com a Concept+ a ser parte integrante dos tratamentos e serviços das clínicas, potenciando os resultados dos tratamentos com a utilização diária das linhas de rosto e corpo da nossa cosmética. Impulsionei um crescimento notável, duplicando a utilização dos nossos produtos, e lancei sete novos cosméticos que se tornaram um sucesso junto dos nossos clientes. Este ano, a Concept+ continuará a crescer e a apresentar mais novidades!
Continua a desenvolver a atividade de consultora de imagem?
Desde o momento que abracei o desafio de liderar o Departamento de Cosmética do GrupoConcept, dedico-me a 100% a este projeto, tendo deixado de exercer a minha atividade como Gestora de Imagem.
Já fez o seu 800.º salto de paraquedas. Ainda se recorda do primeiro?
Recordo-me do primeiro salto como se fosse hoje! Foi em agosto de 2009, em Évora, em que saltei com um instrutor, ou seja, fiz um chamado salto tandem. Ainda fiz mais dois saltos tandem até decidir fazer o curso de queda livre, em agosto de 2010. Sempre gostei de desafios, de adrenalina e de experimentar diferentes atividades desportivas. E foi por acaso de descobri o paraquedismo desportivo, ao folhear um livro de um pack de experiências de uma empresa do ramo. Na altura pensei: “É mesmo isto que tenho que experimentar, tem tudo a ver comigo!”.
Como se tornou “viciada” em saltar?
Desde que fiz o meu primeiro salto tandem, o “bichinho” ficou cá dentro… Tentei sossegá-lo, mas em vão! Um ano depois, estava eu a fazer o curso e a mudar completamente a minha vida! Posso até estar algum tempo sem saltar, mas a sensação de liberdade e felicidade quando salto é indescritível!
É um desporto caro ou está ao alcance da maioria das pessoas?
É um desporto que requer algum investimento, principalmente se quisermos evoluir enquanto atletas. Por isso, dependendo do número de saltos e frequência com que se salta, o paraquedismo pode ou não estar ao alcance da maioria das pessoas.
Quantas vezes salta por ano e como se prepara?
Tento saltar pelo menos uma vez por mês, se a meteorologia assim o permitir. Nos últimos dois anos, tenho investido no treino indoor, praticado num túnel de vento vertical que simula a experiência de queda livre. Esse treino quinzenal tem ajudado bastante a evoluir na minha modalidade preferida de voo, o freefly, permitindo voar em maior segurança quando salto.
Que sensações e aprendizagens o paraquedismo lhe traz?
Para além da sensação de liberdade e felicidade que sinto cada vez que salto, o paraquedismo ajuda-me a enfrentar os meus maiores medos e inseguranças, relativizando os problemas do dia a dia.
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