A editora À/Parte de Sara do Ó e Ana Pimentel

Apaixonadas por livros, Ana Pimentel e Sara do Ó juntaram-se para criar a experiência literária que não encontravam no mercado: um projeto que unisse as pessoas às histórias que as movem, que prolongasse a experiência da leitura para fora do livro e que ajudasse quem não sabe a encontrar a narrativa certa para si. Chamaram-lhe À/Parte, faz parte do grupo económico Ó Capital.

Ana Pimentel a Sara do Ó são fundadoras da editora À/Parte.

Uma escreveu sobre empreendedores durante 13 anos, a outra é empreendedora há vinte. Apaixonadas por livros, Ana Pimentel e Sara do Ó juntaram-se para criar a experiência literária que não encontravam no mercado: um projeto que unisse as pessoas às histórias que as movem, que prolongasse a experiência da leitura para fora do livro e que ajudasse quem não sabe a encontrar a narrativa certa para si. Chamaram-lhe À/Parte, faz parte do grupo económico Ó Capital e definem o novo projecto literário como “Nem uma editora, nem uma livraria, nem um clube”.

“Foi muito claro para nós, desde o início, que a grande missão do À/Parte seria a de inspirar e a de desafiar as pessoas. Queremos mexer com a vida delas. Dar-lhes ferramentas para que possam fazer mudanças nas suas vidas, em si próprias. E queremos fazê-lo usando o poder que só as boas histórias têm. As reais, mas também as inventadas. É esse o nosso compromisso”, afirma, em comunicado, Ana Pimentel, cofundadora e managing partner do À/Parte.

A estreia no mercado decorreu na Feira do Livro de Lisboa, onde o À/Parte terá um quiosque, junto à entrada do Pavilhão Carlos Lopes, e um plano de atividades a decorrer até 16 de junho: um questionário para ajudar as pessoas a escolherem livros para a fase de vida em que se encontram, um ciclo de conversas e debates, leitura de histórias infantis e de contos para os mais velhos, e vouchers para algumas atividades que vão ser lançadas pela marca até ao final do ano.

“Este é um projeto muito sonhado. Os livros têm o poder incrível de curar e transformar vidas, e posso afirmar isso pelo meu caminho de enriquecimento pessoal, que foi profundamente moldado pela leitura. Ao longo da minha vida, ler proporcionou-me alegria, companhia, conhecimento, consolo, inspiração, motivação e sempre novas perspetivas, ajudando-me a crescer de maneiras que nunca imaginei possíveis. Estou muito entusiasmada por compartilhar essa paixão e vontade de fazer a diferença com a Ana Pimentel. Inconformadas como somos, não queremos enfiar-nos numa caixa concreta, mas sim fazer do À/Parte um espaço de liberdade. Estamos comprometidas em trazer esse poder de cura e inspiração da literatura para mais pessoas”, acrescenta Sara do Ó, presidente do conselho de administração da Ó Capital e cofundadora do À/Parte.

Três obras editadas até ao final do ano

No início de junho, é lançado o primeiro livro editado pelo À/Parte, um romance do autor português Carlos Canto Moniz, sobre as principais questões da vida: o amor, a liberdade e a morte. Todos os livros editados pela marca terão um marcador com um QR Code que leva o leitor para experiências fora do livro, relacionadas com a narrativa, e, durante o ano, vão ser dinamizadas outras iniciativas paralelas à leitura. Cada obra terá sempre uma nota editorial que explica por que razão é editada pelo À/Parte e uma contracapa que dialoga com o leitor e que o incita a fazer uma reflexão. A impressão e distribuição dos livros editados pelo À/Parte fica a cargo do Grupo Leya, parceiro estratégico para a comercialização dos títulos da marca e respetiva implementação no retalho.

Até ao fim do ano, o À/Parte vai publicar três obras. A segunda tem já data de lançamento para julho e marca a estreia da escritora brasileira Eliana Alves Cruz no mercado português. Além de editar livros, o À/Parte vai organizar eventos, experiências literárias, cursos temáticos com livros e, através da biblioterapia, vai ajudar quem precisa a encontrar o livro certo para si. É um projeto literário, inserido no grupo de empresas Ó Capital, que quer servir a comunidade com uma experiência 360º graus e atrair para si quem ainda não cultivou o hábito de ler. Tem por missão inspirar e desafiar as pessoas, criar impacto nas suas vidas. Sempre com uma boa história.

 

As empreendedoras À Parte

 

Sara do Ó é Presidente do Conselho de Administração da Ó Capital, casa-mãe de projetos como o Grupo Your (em que é CEO), DFK Portugal (administradora não executiva e acionista de referência), Grupo Hug, Matoaka, Not Digital, Ofélia, Baebe, À/Parte, Off!cina, entre outros. Este grupo económico emprega cerca de 750 colaboradores e conta com mais de 5 mil clientes.

Em 2023, venceu o Prémio Mulher Empreendedora, atribuído pela ANJE, pelo sua trajetória e pelo seu contributo para o empreendedorismo português. Em 2019, foi reconhecida com o Prémio Revelação Dona Antónia Ferreira, pela defesa do empreendedorismo e dos valores humanistas. Em 2015, ganhou o Prémio Melhores Gestores de Pessoas. E, com o Grupo Your, ganhou o prémio “Happiness Works” em 2015, 2017, 2018 e 2019.

Em 2016, impulsionada pelo seu espírito de missão e serviço ao outro criou a Associação Ilha da Misericórdia, uma Associação sem fins lucrativos que apoia pessoas em recomeços de vida. É Presidente do Conselho Fiscal da ACEGE – Associação Cristã de Empresários e Gestores e Membro do Conselho Editorial da Executiva.

Ana Pimentel é autora do livro Unicórnios Portugueses – A história das startups de mil milhões de dólares. Foi editora de Tecnologia e Startups no Observador, onde trabalhou durante sete anos, como jornalista e editora. Durante cinco, assinou a newsletter Startups, que em 2020 viria a ser considerada pela Sifted (publicação do Financial Times) como uma das melhores da Europa na área. Na Rádio Observador, foi a voz do podcast “A App da Vizinha”.

Em 2015 foi distinguida como Startup Journalist of the Year, pelos Up Awards; em 2015 e 2016 venceu o Prémio de Jornalismo Económico da Universidade Nova de Lisboa e do Santander, na categoria de Mercados Financeiros; e em 2018 e 2019 foi finalista do Prémio Nacional de Jornalismo de Inovação, promovido pela Agência Nacional de Inovação.

Começou a sua carreira no jornalismo em 2008, e como freelancer escreveu para meios como o Jornal de Negócios, Exame e Expresso. Depois de sair do Observador, passou ainda pelo Grupo Leya, onde foi coordenadora editorial da chancela Lua de Papel, e teve um podcast de entrevistas em parceria com o Jornal Económico, o “Ideias Com Nome Próprio”. Em 2023, decidiu que estava na hora de viver o outro lado das histórias e começou a empreender.

 

Leia mais histórias de empreendedoras.

Leio outros artigos sobre Sara do Ó. 

Parceiros Premium
Parceiros