Os caminhos de Cristina Campos e Paula Costa cruzaram-se há cerca de uma década, quando a especialista em comunicação em saúde e atual partner da ByVinko, convidou Cristina Campos, na altura a liderar o Grupo Novartis Portugal, para ser membro do advisory board de um evento destinado a promover a reflexão e a inovação do modelo operacional da indústria farmacêutica. Trabalharam juntas nas primeiras edições desse evento e mantiveram, ao longo dos anos, encontros de partilha e discussão de ideias empreendedoras sobre os desafios e lacunas do sistema de saúde. Agora acabam de lançar a Associação TOP Health.
Este lançamento corresponde à vontade de ambas de responder a algumas necessidades e oportunidades em saúde e de contribuir para projetos neste setor. A instituição sem fins lucrativos e de natureza privada, revela na sigla do nome a missão a que se propõe: Talentos e Organizações com Propósito (TOP), em Saúde. Ainda que a sua atividade seja potencialmente vasta, um dos primeiros projetos são os TOP Health Awards, que têm como objetivo impulsionar o talento e reconhecer projetos que contribuam para criar mais valor e resultados em Saúde de forma inovadora e colaborativa.
“A nossa visão é trazer otimismo à saúde dos portugueses e dar mais e melhor visibilidade ao talento e aos projetos com impacto nesta área”, explica Cristina Campos. E acrescenta: “Os últimos tempos vieram mostrar a importância de um ecossistema da saúde forte, sobretudo devido ao dinamismo em torno da gestão da pandemia, reforçando também a notoriedade do setor. Por outro lado, a iliteracia e a desinformação em Saúde são bloqueios a um desenvolvimento sustentável do setor. Este é o momento ideal para reconhecer a importância das boas práticas do setor para a promoção de mais inovação com impacto.”
São quatro as categorias dos TOP Health Awards – literacia em saúde; integração de cuidados de saúde; tecnologia e dados ao serviço dos resultados em saúde; e sustentabilidade social -, podendo candidatar-se, até ao final de novembro, investigadores e profissionais na área das ciências da vida. Os vencedores serão conhecidos, na cerimónia de entrega dos prémios, em março do próximo ano.
Para Cristina Campos este projeto com Paula Costa seria apenas uma questão de tempo e oportunidade. “Enquanto estive em funções na Novartis, e apesar do meu enorme foco na empresa e nas equipas e pessoas que liderei em Portugal durante quase uma década, sempre procurei manter contacto com uma rede de pessoas com diversidade geracional, de background e experiência e, acima de tudo, de pensamento”, afirma Cristina Campos, que acredita que é desta diversidade de interações que nascem novas ideias e aprendizagens. “Mais do que destinos, movo-me por caminhos enriquecedores e neles as pessoas com que me cruzo e que me acompanham são o maior estímulo. Valorizo muito pessoas que desafiam, que sabem ouvir, que têm um sentido de missão e garra para fazer acontecer, muitas vezes apesar das adversidades. A Paula é, na minha opinião, uma pessoa que personifica todas estas características”, sublinha.
No início deste ano, Cristina Campos começou um novo capítulo na sua vida, tendo trocado o cargo de liderança global na multinacional farmacêutica pela gestão dos negócios familiares. “Hoje a minha principal missão é estar ao lado da minha família, e aproximar-me do meu pai e do meu irmão na gestão dos negócios e atividade profissional familiar”. Paralelamente, tem diversificado a sua atuação profissional, sendo membro de alguns boards e conselhos consultivos, em diversas áreas, desenvolvendo ainda atividade de mentoria de talentos e start-ups, e business angel.
Leia mais sobre Cristina Campos aqui