A enfermeira Teresa Fraga, diretora do Kastelo, única unidade de cuidados continuados e paliativos para crianças em Portugal, está nos10 primeiros lugares do prémio mundial Aster Guardians Global Nursing Award 2023, que visa reconhecer o serviço comunitário prestado por enfermeiros de todo o mundo. O reconhecimento internacional do trabalho de Teresa Fraga surge no âmbito da sua intervenção comunitária.
O Kastelo foi fundado em 2016 com apoio da União Europeia, com o objetivo de colmatar a lacuna no acompanhamento de crianças com patologia crónica. Situado em São Mamede de Infesta, Matosinhos, o Kastelo tem como objetivo proporcionar qualidade de vida das crianças, oferecendo-lhes oportunidades de desenvolvimento cognitivo e fazendo dos cuidados paliativos infantis um esforço comunitário. “O Kastelo é um projeto pioneiro em Portugal, que tem como principal propósito reduzir o tempo de internamento das crianças no hospital e proporcionar o acesso a fisioterapia, terapia da fala, terapia ocupacional, um professor, uma educadora, pediatras e enfermeiros especializados. A nossa filosofia é dar vida aos dias destas crianças e das suas famílias”, afirma Teresa Fraga, em comunicado.
A enfermeira portuguesa faz parte do grupo de 10 finalistas resultante de 51 mil inscrições provenientes de países de todo o mundo. Além de Portugal, no Top 10 de nomeados para o prémio Aster Guardians Global Nursing Award 2023, estão ainda representados as Filipinas, Índia, Inglaterra, Irlanda, Panamá, Quénia, Singapura, Tanzânia e Emirados Árabes Unidos.
Os finalistas, cujas histórias “merecem destaque mundial na capacitação de comunidades e no enriquecimento da profissão de enfermagem” de acordo com a Aster DM Healthcare, participarão num debate com um painel independente de especialistas na área da saúde. Após votação pública, o vencedor será anunciado a 12 de maio, Dia Internacional da Enfermagem, na cerimónia Aster Guardians Global Nursing Award 2023, em Londres, e premiado com 250 mil dólares, a aplicar na instituição em que o vencedor trabalha.
Leia sobre outras mulheres que dão o máximo.