No dia 10 de novembro a loja Montblanc da Avenida da Liberdade, em Lisboa, recebeu um grupo restrito de executivas para assistir ao workshop “Do Corporate ao Fashion”, no qual a versatilidade dos artigos desta marca centenária estiveram em evidência.
A consultora de imagem Sofia Dezoito Fonseca mostrou neste workshop “Do Corporate ao Fashion” como associar os acessórios Montblanc aos vários looks do dia-a-dia, seja para um ambiente mais executivo, um evento social ou um fim de semana em família e deixou dicas úteis de styling e de como fazer uma mala de viagem eficiente.
10 dicas de styling para o dia-a-dia
Uma das ideias-chave do workshop “Do Corporate ao Fashion” é que é possível estar sempre bem sem seguir regras demasiado rigorosas e, sobretudo, sendo sempre fiel ao seu gosto e identidade. Na maioria das situações uma carteira de boa qualidade é a sua melhor aliada, pois consegue valorizar até o outfit mais descontraído.
1. Marque a sua identidade
Imprima o seu estilo naquilo que usa, independentemente das obrigações que lhe sejam impostas, seja através da maquilhagem ou de uma peça que a represente, como um acessório intemporal e de qualidade.
2. Invista em qualidade
Peças de boa qualidade, que resistam bem aos compromissos do dia a dia e a viagens, valorizam qualquer look e duram uma vida. Mais vale ter uma boa carteira do que ter quatro ou cinco mais trendy, de que rapidamente se cansa.
3. Simplifique a sua vida
Um fato num tom menos formal e num tecido mais leve ganha um ar mais sofisticado com uma clutch preta clássica e permite-lhe estar impecável para trabalhar e para ir direta para um evento de networking ou um jantar com as amigas no final do dia.
4. Aposte na versatilidade
Muitas vezes basta mudar o calçado, a carteira ou a maquilhagem e está impecável para um evento depois do trabalho.
5. Não receie o volume
Para um brunch com as amigas em que sabe que vai aproveitar para ficar a trabalhar um pouco depois de elas saírem, opte por uma saia comprida com um cardigan, que também serve de camisola, e uma bolsa um pouco maior ou uma mochila para levar o computador e alguns apontamentos.
6. Rentabilize o guarda-roupa
Olhe para o seu armário com mente aberta, pois algumas peças que usa apenas para o trabalho podem resultar bem misturadas num conjunto de fim de semana, e as mais descontraídas conseguem encaixar num look mais formal. Uma carteira Montblanc será uma excelente opção em qualquer dos casos.
7. Escolha as suas peças-chave
Nem todas as pessoas se sentem confortáveis com as peças consideradas básicas num armário. O little black dress não tem de ser curto e a camisa branca não precisa de ser clássica, por exemplo. O importante é ter uma base de armário com peças boas e duráveis que se ajustam às diferentes necessidades da sua vida e que está alinhada com o seu gosto, estilo e identidade.
8. Descontraia sem medo
Sexta-feira no escritório, sem reuniões, permite usar blazer com ténis ou umas calças pantalona, uma malha e stiletto. Uma carteira a tiracolo, baixa um pouco o nível de formalidade do outfit, mas desde que seja uma peça de boa qualidade, ela não vai passar despercebida.
9. Não se limite aos tons neutros
É verdade que combinam com tudo e tornam muito mais fácil rentabilizar um armário, mas se não estão de acordo com a sua personalidade não são uma boa opção. Uma solução de compromisso é investir em calças e saias em tons mais sóbrios para ousar mais nas camisas, blusas e malhas.
10. Liberte-se do que não usa
De pouco lhe serve ter o armário cheio de roupa que não tem vontade de usar, seja por que razão for. Mais vale desfazer-se dela — a Dress For Success é uma boa ideia — e libertar o armário para as tais peças-chave que a vão valorizar em qualquer situação.
8 dicas para uma mala de viagem eficiente
Tendemos a acreditar que mais é melhor, mas quando viajamos não é bem assim, foi o que tentou provar Sofia Dezoito Fonseca neste workshop “Do Corporate ao Fashion” nas suas dicas sobre o que levar em viagem e como organizar a mala.
1. Comece pelo planeamento
A meteorologia e a agenda são determinantes para uma mala de viagem eficiente. Enquanto não souber o tempo e os eventos que a esperam no destino não estão reunidas as condições para decisões acertadas.
2. Idealize o que quer usar
Faça os coordenados antes de arrumar a mala, para ter a certeza do que leva apenas o que realmente precisa e de que não se esquece de nada que seja essencial.
3. Privilegie o topo
Uma boa regra a seguir é levar mais camisas, tops e malhas do que calças ou saias, se estas últimas forem de cores e feitio sóbrios. Umas calças pretas clássicas passam tão despercebidas que pode combiná-las com várias blusas sem que ninguém se aperceba de que está a repeti-las.
4. Tenha atenção aos materiais
Invista em peças confortáveis e que se amarrotem pouco. Pode ter de sacrificar as sedas, o algodão e o linho para eleger os tecidos sintéticos, pois estes vão resistir melhor a uma mala cheia. As malhas são mais fáceis de manter, mas há que guardá-las do avesso para evitar a fricção.
5. Guarde a roupa em rolinhos
É a melhor forma de otimizar o espaço e tem a vantagem de não a obrigar a desmanchar a mala toda de cada vez que tira uma peça. Se precisa de levar um sobretudo, convém que o leve vestido, e o mesmo com ténis ou botas, que são o calçado que ocupa mais espaço.
6. Faça pequenas mudanças com grandes resultados
Use os acessórios e a maquilhagem para mudar o seu look do dia para a noite usando a mesma roupa. Basta trocar de carteira, de brincos ou de echarpe e retocar a maquilhagem para ficar com um ar de quem se preparou para um jantar depois de um dia de trabalho.
7. Tire os vincos sem stresse
Para esticar a roupa há várias técnicas: pendurá-la na casa de banho, pois o vapor do banho ajuda a retirar os vincos; usar o secador de cabelo; levar um frasco com bicabornato de sódio, amaciador da roupa e água em proporções iguais, borrifar a roupa e alisar com o calor das mãos
8. Use um saco de apoio
O saco de viagem Montblanc Sartorial é uma excelente opção para levar sapatos, computador, ipad, bolsa de maquilhagem, livros ou quaisquer outros itens que queira levar junto de si. Os sapatos devem ir sempre acondicionados num dust bag para não se misturarem com a roupa ou outras peças.
Saiba mais sobre este evento exclusivo organizado pela Executiva para a Montblanc