O Fórum de Jovens Líderes Globais identifica os líderes mais promissores do mundo com menos de 40 anos – pessoas que impulsionam a inovação para mudanças positivas na sociedade civil, artes, cultura, governo e negócios. Ao conectá-los com uma comunidade de outros notáveis e investir ainda mais nas suas habilidades de liderança, o objetivo é criar um efeito cascata em cinco anos que beneficie as suas organizações e o mundo. Cristina Fonseca é a primeira portuguesa a ser nomeada para este restrito grupo global juntando-se aos sócios da Indico, Stephan Morais (YGL 2010), António Simões e RodrigoTavares, CEO do Granito Group, que também já foram YGLs.
Cristina Fonseca tem uma carreira de sucesso como empreendedora e investidora. Em 2011, foi cofundadora da Talkdesk, um dos poucos “unicórnios” portugueses. A Talkdesk é a solução líder global de call center baseado na cloud, ja levantou 267 milhões de dólares de investimento e emprega mais de 1000 pessoas.
Como sócia da Indico Capital Partners, o primeiro fundo de capital de risco institucional privado em fase inicial em Portugal, com 66 milhões de euros sob gestão e apoiado por investidores institucionais e individuais de 16 países, Cristina Fonseca trabalha em estreita colaboração com a carteira de 21 disruptores tecnológicos globais. A Indico investiu mais de 30 milhões de euros desde o início de 2019 nas suas empresas, que por sua vez, arrecadaram um montante coletivo de mais de 626 milhões de euros e criaram mais de 1000 empregos.
Cristina Fonseca é também administradora não executiva e membro da Comissão de Sustentabilidade da Galp desde 2019 e cofundadora da Cleverly.ai, uma startup que automatiza o atendimento ao cliente com Inteligência Artificial, tornando as equipas de atendimento ao cliente 30% mais produtivas, em média.
Tendo sido anteriormente membro da Global Shapers Community (hub de Lisboa), categoria dos líderes locais promissores com menos de 30 anos, Cristina Fonseca afirma que “Estou totalmente alinhada com o compromisso do Fórum para melhorar o estado do mundo e é uma honra fazer parte deste grupo diversificado de líderes inspiradores. Espero acelerar o impacto do meu trabalho na comunidade e promover um futuro mais inclusivo, ético e sustentável. ”
Todos os anos, o Fórum Econômico Mundial indica cerca de 100 Jovens Líderes Globais, sendo que Emmanuel Macron, Jacinda Arden, Leonardo di Caprio, Jack Ma e Mark Zuckerberg, são alguns dos nomes que já integraram esse grupo restrito de líderes.
Cristina Fonseca é uma das entrevistadas no livro O Sucesso Não Cai do Céu, de Isabel Canha e Maria Serina.
Leia mais artigos sobre Cristina Fonseca aqui.