Licenciada em Gestão pelo ISEG e uma especialização em fiscalidade pelo ISCTE, Filipa Xavier de Basto iniciou a sua carreira na KPMG onde permaneceu durante cerca de 6 anos. Em 2006 juntou-se a Sara do Ó para abrir a Your Office, uma empresa de contabilidade com um posicionamento disruptivo das tradicionais empresas do setor. Em 2011, a Your Office entrou no ranking das Empresas Gazela, da revista Exame. No ano seguinte e resultado do trabalho no terreno, nasceu o Grupo Your, um grupo com nove empresas que prestam serviços especializados de apoio à gestão. É membro da Ordem dos Contabilistas Certificados e ainda hoje lidera a Your Finance, empresa que deu origem ao Grupo Your.
A primeira coisa que faz ao despertar?
Ao fim de semana acordo por volta das 7h30 e levanto-me logo com bastante energia. Tomo um duche e visto o jogging para a minha sessão semanal no ginásio. Mas não saio de casa sem o meu pequeno almoço reforçado, é a minha refeição preferida.
Qual é o seu pequeno-almoço ideal?
Adoro cozinhar, e por isso ao fim de semana preparo um pequeno almoço reforçado. Por norma panquecas de aveia, banana e mel ou panquecas de proteína com queijo fresco light, ovos mexidos e um galão.
Como se atualiza com as notícias?
Online (Expresso e Observador) e ao longo do dia. No meio das mil e uma coisas que normalmente trato ao fim de semana, vou-me mantendo a par da atualidade. Vejo pouca televisão, contudo gosto de ouvir notícias na rádio.
Qual o melhor local para saborear um brunch?
Antes de fechar era sem dúvida o Brunch do Olivier Avenida. Outros dois que gosto bastante, o brunch do Ritz e o do Amélia.
E o restaurante obrigatório?
Cervejaria Pinóquio.
O que gosta de ver no ecrã?
Adoro ver séries da Netflix, sou apaixonada por séries que retratam histórias reais. Neste momento estou a ver a Suburra, um retrato sobre a máfia em Itália e estou completamente viciada.
Não perco os programas de culinária da 24 Kitchen. Para mim cozinhar é onde encontro paz, onde consigo perceber que sou criativa, onde me encontro e onde me liberto. Nesses programas, aprendo imensas técnicas, temperos e receitas que depois replico e me inspiram para novos pratos.
Passeio que a relaxa?
No inverno não dispenso um shopping e no verão a praia.
É mais de exercício físico ou de sofá?
O sábado é o dia que escolhi para fazer exercício físico. Dancei sevilhanas e flamenco durante anos, e muitas vezes as aulas, ensaios ou espetáculos eram ao sábado. Ao domingo não dispenso família, casa e sofá.
Prefere cão ou gato?
Neste momento não tenho nenhum pet. Se tivesse era um gato. Na correria do dia a dia, os gatos dão muito menos trabalho, não temos de os ir passear à rua e apesar de serem mais independentes, os que tive eram muito mimados e ao contrário da ideia que se tem, eles gostavam de estar sempre com pessoas e comigo claro.
Quem são as suas companhias obrigatórias?
Gosto muito de estar sozinha ao fim de semana, para relaxar, pensar e tratar de mim, mas não dispenso a companhia da minha filha e das minhas amigas. Sempre que posso gosto de jantar fora com a minha família, com as minhas amigas e de dar um bom pé de dança.
Como é o final perfeito do fim de semana?
No verão normalmente termino o fim-de-semana a picar uns caracóis com amigas e/ou família. No inverno gosto muito de me deitar no sofá com uma mantinha e ver uma boa série. Não dispenso a ida à missa semanal, que para mim é a cereja no topo do bolo, onde encontro paz, e imensa força e alegria para entrar na semana que aí vem.