Barcelona, por Inês Duarte de Sousa

Trabalha na Nestlé em Barcelona há quase seis anos e confessa que gosta cada vez mais da cidade. Inês Duarte de Sousa partilhou com a Executiva as suas sugestões para quem visitar a cidade em trabalho.

Nasceu em Portugal, é filha de pais portugueses, mas pouco tempo viveu no país que hoje é seu ‘vizinho’. Depois de ter morado no México, Brasil, Austrália, se ter licenciado em Gestão no Reino Unido e ter feito uma pós graduação em Gestão Hoteleira na Suíca, Inês Duarte de Sousa viveu 3 anos em Portugal, mas há 6 que se fixou em Barcelona, de onde não pensa sair nos próximos tempos.

Fez um estágio no Ritz Carlton, em Barcelona, e prosseguiu na área do turismo na cidade transmontana de Vila Real, onde trabalhou durante 3 anos numa agência de viagens. Gostou do trabalho, mas faltavam-lhe as perspetivas de carreira, o que a fez mudar de agulhas e candidatar-se a um lugar na Nestlé. Depois de 6 meses de entrevistas foi contratada e instalou-se em Barcelona. Começou no marketing de vending da multinacional suíça e demorou mais de 2 anos até conseguir mudar para as vendas, a área que verdadeiramente a apaixona. “Hoje faço aquilo que gosto, gestão de clientes, na Catalunha e em Andorra”, diz com orgulho. O contacto direto com o cliente é o que a move desde que começou na hotelaria. “Sinto que é na rua onde mais tenho aprendido”.

Inês confessa que cada vez gosta mais de Barcelona e apesar dos catalães serem muito fechados, o seu espírito aberto de quem cresceu na América Latina não a tem impedido de fazer amigos na cidade, sobretudo latinos. A curta distância entre a cidade catalã e Lisboa ajudam a que passe muitos fins de semana em Portugal, onde mata saudades da família e dos sabores portugueses.

O café ou casa de chá?
Brunch & Cake, o local ideal para um brunch de fim de semana. O meu prato favorito é o bagel com ovos mexidos.

Brunch & Cake é visita obrigatória para um brunch ao fim de semana.

O restaurante para um almoço ou jantar de trabalho?
O Barceloneta. Um clássico em Barcelona, na zona do porto, com vista para os barcos.

Se precisa de convidar alguém para uma refeição de trabalho o Barceloneta é um local consensual.

A livraria imperdível?
Babelia Books & Coffee.

Espreite as novidades literárias na livraria Babelia.

A sala de espetáculos obrigatória?
Palau de la Musica. Para mim é um dos edificios mais bonitos de Barcelona.  Tive a oportunidade de assistir a um concerto do Benjamin Grosvenor, e fiquei maravilhada com a acústica da sala. O Palau tem uma das únicas salas de concerto modernistas declarada Património Mundial pela UNESCO. Tem um espaço exterior “O Foyer”, para poder desfrutar tranquilamente de uma bebida e algo para comer. É efetivamente onde se realizam estreias mundiais, e é um referência da música sinfónica e coral do país. Podem-se fazer visitas guiadas ao Palau.

Reserve uma noite para um espetáculo no Palau de la Musica.

Um museu a não perder?
Museu Nacional de Arte da Cataluña, no topo das escadas da Praça de Espanha, com uma vista panorámica linda. Desde o Centro Comercial Las Arenas, na Praça de Espanha, pode tirar-se uma linda fotografia do Museu.

O Museu Nacional de Arte da Catalunha merece uma visita pelo sue interior e pela vista panorâmica.

As lojas favoritas para comprar roupa?
Para além do Grupo Inditex – em cada esquina encontram-se a Zara, a Bershka, a Stradivarius, a Utreque… -, há a Nekane, com um mix de clássico e alternativo.

A Nekane é uma alternativa às lojas da Inditex que já conhece em Portugal.

Onde se perde por sapatos e carteiras?
Definitivamente no El Corte Inglés.

Os beauty spots?
Pessoalmente, tenho uma amiga brasileira que vem a minha casa para fazer todo o tipo de estética (manicure, pedicure, depilações, Shellac, madeixas), como ela ninguém mesmo! Mas recomendo o Jean Luis David e o Raffael Pages, que têm lojas em vários pontos da cidade e são dos mais conhecidos. Eu corto o cabelo em Portugal, mas dizem-me que estes são os “melhores”. Para unhas de gel, há Nails Factory, com preços muito acessíveis, e fazem tanto manicures/pedicures normal como acrílico, shellac, etc. E há um sitio emblemático para banhos árabes, Rituels d’Orient, muito frequentado por locais e turistas.

No final de um dia de reuniões, faça uma visita ao Rituels d’Orient para descomprimir.

O mercado ou a mercearia para comprar bons produtos?
Podemo-nos perder no L’illa, um centro comercial na zona alta da Diagonal que tem uma secção gourmet. Por outro lado, não faltam mercados em Espanha. O Mercat de la Boqueria é muito famoso!

As lojas de decoração a que não resiste?
Deko Palace, Maison du Monde e Teneu. Não há como escolher só uma! Barcelona tem muitas lojas de decoração, e estas três, para mim, são as melhores.

O Deko Palace é ideal para comprar um presente de última hora.

O que mais gosta na cidade?
O facto de ser muito completa no que respeita a gastronomia, cultura, eventos gratuitos, diversão, e ter ao alcance mar e montanha. Em 2h30m podemos estar em Andorra a esquiar, e no final do dia, estar ao pé de mar a comer uma paella ou um marisco. Priceless!!!

O que menos gosta na cidade?
Os catalães são mais fechados do que os restantes europeus. É difícil entrar num círculo.

O que só os locais sabem sobre Barcelona?
As festas de garagem de rumba catalã no bairro de Nou Barris.

Como define as mulheres da cidade?
Na Catalunha a forma de vestir, é menos clássica do que em Madrid por exemplo. Nas multinacionais as pessoas vestem muito friday casual. Too casual!

Que hábito ganhou nessa cidade que não tinha anteriormente?
Há uma cultura muito grande de hábitos saudáveis. Há muitas atividades em grupo que estão viradas para o desporto – volley na praia aos fins de semana, caminhadas pela montanha e na própria cidade. Barcelona é quase toda ela um quadrado, e tudo é perto, o que permite fazer Barcelona inteira a pé.

Barcelona é uma cidade cercada pelo mar e pelas montanhas.

Do que acha que vai ter mais saudades quando deixar Barcelona?
De momento não pretendo deixar Barcelona, mas definitivamente esta questão de ter mar e montanha a duas ahoras e meia ou menos, e o facto de Barcelona também ser um bom hub point para o resto da Europa e América Latina ao nível de voos.

O que diria a uma executiva que foi convidada a trabalhar em Barcelona?
Para vir com tempo para encontrar um apartamento decente. As moradias em Barcelona são geralmente de péssima qualidade e de valores elevados, tendo em conta a relação qualidade/preço.

Parceiros Premium
Parceiros