Licenciada em Engenheira Química pelo Instituto Superior Técnico e com uma pós-graduação em gestão pelo ISCTE, Anabela Peixoto, começou a trabalhar em 1991 na Labelec, empresa de estudos e desenvolvimento de atividades Laboratoriais da EDP, no Departamento de Materiais Isolantes. Desde 2013 chefia este departamento e é responsável pela supervisão de praticamente todos os transformadores de alta tensão do sistema elétrico português (produção, transmissão e distribuição), incluindo muitos transformadores de outras geografias dentro e fora de Europa.
É a representante nacional na CIGRÉ Conseil International des Grands Réseaux Électriques no comité de Materiais e Testes de Ensaios Emergentes. É membro perito na IEC (International Electrotechnical Commission) no comité Fluidos para aplicações Eletrotécnicas
O que a levou a escolher esta área como profissão?
Desde cedo senti curiosidade e apetência para a área das ciências. Mais tarde percebi que queria trabalhar em química em controle e monitorização de processos. Engenharia química, pareceu-me uma escolha óbvia. Na EDP Labelec encontrei oportunidade de aplicar conhecimentos e essencialmente estar em constante aprendizagem por ser uma química num mundo de electrotécnicos.
Trabalha há mais de 25 anos na mesma empresa. Como tem conseguido manter-se sempre em evolução na sua carreira?
Trata-se duma área muito específica do conhecimento e que se encontra em grande evolução para acompanhar as inovações tecnológicas e os constantes desafios que se deparam nesta área. O crescente interesse que tenho na área motivou-me desde sempre a fazer um grande investimento pessoal e a empresa reconhece isso. A fórmula é simples.
Qual é hoje a sua área de especialização?
Pode dizer-se que seja em traços mais gerais o estudo de Materiais Isolantes em aplicações electrotécnicas com vista à monitorização e supervisão de transformadores.
Qual o maior desafio profissional que enfrentou?
Tenho tido vários desafios ao longo da vida, mas talvez o maior seja manter a equipa unida, motivada e a caminhar numa mesma direção.
Assista à Conferência Mulheres na Tecnologia que se realiza no dia 27 de abril, entre as 9h30 e as 13h, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, com o patrocínio da Accenture e da Nova Information, e apoio da Siemens. Compre a sua entrada aqui.
PROGRAMA
9h30 – Boas vindas
Isabel Canha, diretora da Executiva
Miguel de Castro Neto, subdiretor da NOVA IMS
9h45 – Mesa redonda: Ter mais mulheres no topo
Paula Panarra, CEO Microsoft
Gonçalo Marques Oliveira, CIO Galp Energia
Fernanda Barata de Carvalho, diretora de Recursos Humanos Accenture
Joana Garoupa, diretora de Comunicação e Marketing Siemens
Teresa Morais, embaixadora Chicas Poderosas Portugal
Eugénio Baptista, diretor central de Sistemas de informação CGD
11h – Coffee break
11h15 – Mesa redonda: Inspirar as novas gerações
Ana Maria Evans, investigadora FCT, Nova Information Management School
Cristina Fonseca, co-fundadora Talkdesk
Manuela Coutinho, Responsável do Centro de Supervisão e Gestão de Redes PT
Anabela Peixoto, responsável pelo Departamento de Materiais Isolantes EDP Labelec
Rita Alves, Supervisora da Direção de Engenharia e Projetos Oceanário de Lisboa
Inês Carvalho, programadora Aptoide
12h15 – key note speaker: A diversidade é um facto, a inclusão é uma decisão
Pedro Pina, global client partner Google