Para quem gosta de música, mas ainda não concretizou o sonho de aprender a tocar um instrumento ou acha que já não tem idade para isso, o Museu do Oriente organiza aulas semanais de violino, a partir de 4 de Abril.
Em sessões de uma hora, todas as terças-feiras, às 13h, os participantes têm a oportunidade de aprender a ler música e dar os primeiros passos na execução deste instrumento que se pensa ter “nascido” na China. Os violinos são facultados aos participantes, em cada aula.
As aulas são orientadas por Rita Mendes, licenciada em Violino pelo Conservatório Nacional de Lisboa e em Pedagogia do Violino pelo Conservatório de Roterdão (Holanda). Atualmente, leciona violino na Escola de Música de Linda-a-Velha e é responsável pelo projeto Violinos do Século, na Fundação O Século, e mentora do projeto Violinos em Festa, que visa a divulgação do violino junto do grande público.
A música vem assim reforçar a oferta de atividades regulares do Museu do Oriente, que a par da programação expositiva, divulga as tradições culturais asiáticas através de cursos ou ateliês práticos dedicados aos mais diversos temas. Além do ensino do violino, podem ser frequentadas aulas de Tai Chi, Chi Kung, Tenchi Tessen, Ioga e Dança Oriental.