O designer gráfico holandês Noortje van Eekelen é o autor de um curioso projeto: chamou-lhe ‘Pantone Merkel’ e reúne mais de 100 fotografias diferentes da chanceler alemã, sempre com um casaco de cor diferente, com imagens organizadas em tabela, à semelhança da forma como está arranjada a escala de cor Pantone. Cada foto está acompanha de uma descrição das datas e situações em que foi captada. O projeto, criado como uma espécie de sátira da crise na Zona Euro, exemplifica também como os políticos fazem uso da cor no vestuário em diferentes ocasiões e para passarem diferentes mensagens.
“A cor não só afeta a sua comunicação, mas influencia também a sua disposição e níveis de energia. Por isso é importante pensar naquilo que vai vestir, pois pode usar a cor para influenciar o efeito que quer causar.”
Ainda que não estejamos conscientes disto, a cor influencia as nossas emoções e a interação com os outros. Associamos simbologias próprias a cada uma delas: o verde da esperança, a serenidade do azul, a feminilidade do rosa. Os efeitos desta psicologia da cor podem também aplicar-se às relações interpessoais, como explica Manon Rosenboom Alves em ‘Marca Pessoal SA’, recentemente publicado pela Editora RH. Neste livro, a managing director da empresa de consultoria em marketing pessoal, Reinvent Yourself, que também é consultora de imagem certificada pela Colour Me Beautiful, dedica um capítulo à importância da imagem na afirmação da marca pessoal. “A cor não só afeta a sua comunicação, mas influencia também a sua disposição e níveis de energia. Por isso é importante pensar naquilo que vai vestir, pois pode usar a cor para influenciar o efeito que quer causar.”
Saber qual mensagem que cada cor transmite pode, pois, ser uma ferramenta para influenciar o seu estado emocional e a forma como quer ser vista pelos outros. A autora deixa algumas pistas de como fazê-lo mais eficazmente.
Preto: transmite autoridade e sofisticação. Em contexto profissional, no entanto, pode criar “uma barreira à comunicação”, avisa a autora. “O preto funciona como uma parede entre a pessoa que o veste e as pessoas à sua volta.” Atenção ainda aos contrastes demasiado fortes quando o conjugar com outras cores, se quer transmitir uma imagem de simpatia e aproximação. “Opte antes por um cinza ou azul escuro.”
Azul: Não é por acaso que políticos e executivos a usam muito, já que se revela a melhor cor para transmitir uma mensagem de confiança e serenidade, diz Manon Rosenboom Alves. Não é, no entanto, ideal para quem quer dar uma imagem de dinamismo ou criatividade. Neste caso, opte por conjugá-lo com um acessório em vermelho, amarelo ou roxo.
Vermelho: É a cor da energia, da paixão e da autoconfiança e uma das que chamam mais a atenção. Pessoas confiantes não têm medo de arriscar, ao usá-la. Mas em situações em que é importante criar empatia com a outra pessoa ou criar um ambiente de tranquilidade, será melhor escolher uma cor mais neutra.
Amarelo: É uma ótima forma de transmitir alegria e boa-disposição influenciando a comunicação de forma positiva. Mas pode passar uma mensagem de pouca seriedade, impaciência ou superficialidade. “Por isso, evite-o em reuniões altamente importantes”, aconselha a consultora.
Verde: Pelas fortes associações à natureza, passa uma mensagem de calma e de crescimento. É também considerada como símbolo da esperança. Por outro lado, também é a cor da imaturidade.
Roxo: Uma boa opção quando tiver que mostrar o seu lado sensível ou criativo, mas uma cor a evitar numa situação muito séria ou em que precisa de afirmar-se como pessoa de confiança.
Castanho: Transmite simpatia e poucas barreiras interpessoais e por isso é ideal para quem tem que lidar com pessoas em situações difíceis, como na área social. Mas não opte por ela se precisa de mostrar força e sofisticação ou então “combine-a com uma cor mais vibrante como o laranja ou o fúcsia”, aconselha Manon Rosenboom Alves.