Num mercado onde a oferta é muita mas a procura é ainda superior, os candidatos têm, cada vez mais, de se destacar para marcar a diferença. Esta conjuntura é amplificada pela cada vez maior digitalização dos processos de recrutamento que muitas vezes pressupõem fases menos presenciais como testes de aptidão ou de línguas online, as ‘antigas’ entrevistas ‘cara-a-cara’ são cada vez mais via vídeo conferência. Ainda que a fase de entrevistas seja feita por videoconferência, nem sempre é encarada com a seriedade que lhe é devida. Alguns deslizes nesta fase podem ser suficientes para que não seja escolhido para a função, pois ter um currículo atrativo e preencher todos os requisitos da função não é tudo para que a oportunidade seja sua. A prova de fogo é normalmente passar o que realmente somos, sabemos e como o apresentamos em persona! Criar empatia com o entrevistador numa entrevista de emprego e mostrar que tem as competências técnicas e interpessoais necessárias para ocupar a função são fatores cruciais, mas é igualmente importante evitar cometer erros.
Atrasos
Imprevistos que causam atrasos podem acontecer, mas não informar a empresa que vai chegar atrasado é um erro que não cria uma boa imagem inicial do candidato. Mostra desrespeito e é fundamental contactar o entrevistador atempadamente para que o mesmo não adicione pontos negativos na sua avaliação.
A forma como comunica durante a entrevista é um fator crucial para o seu sucesso. Cada vez mais as soft skills têm um papel preponderante na tomada de decisão.
Falta de preparação
“O que sabe ou conhece da nossa empresa?” é uma pergunta simples mas frequentemente utilizada nas entrevistas e à qual muitos candidatos não sabem responder. No mundo digital onde vivemos, é fácil não cometer este erro, fazendo uma pesquisa sobre a empresa, os seus valores e principais atividades/negócios antes da entrevista. Estas informações básicas, como a forma como a empresa está organizada ou as suas áreas de atuação, podem demonstrar o real interesse do candidato na empresa, na função e que se preparou para esta reunião.
Apresentação
Antes de iniciar a entrevista, é importante que a primeira imagem que o candidato cria no entrevistador seja a mais adequada. Essa primeira imagem passa pela forma como o candidato se apresenta e a postura que adota. Se o contexto da empresa é formal, um candidato deverá apresentar-se vestido formalmente e com uma imagem “clean”, se é mais informal deverá apresentar-se de acordo com o dress code da empresa.
Comunicação pobre
A forma como comunica durante a entrevista é um fator crucial para o sucesso da mesma. Cada vez mais as ditas soft skills têm um papel igualmente preponderante na tomada de decisão e não apenas as skills funcionais. Utilizar uma linguagem inapropriada, com erros de português ou recurso a gírias podem comprometer negativamente a entrevista. É importante que o candidato comunique de forma clara e estruturada, com vocabulário apropriado e preciso, para que consiga transmitir todas as suas valências ao entrevistador.
Não ter perguntas para colocar no final da entrevista é algo que não é bem visto pelo recrutador. Um candidato interessado e curioso questiona sobre a empresa, a função ou sobre os meios que terá para atingir os objetivos que lhe estão a propor.
Mentira ou desonestidade
Outro erro frequente nas entrevistas é a mentira sobre dados do seu percurso académico ou profissional, que facilmente poderão ser descobertos no decorrer da entrevista, por incongruências de discurso do entrevistado ou, posteriormente, com as referências normalmente solicitadas. Esta ausência de sinceridade poderá ser suficiente para que a entrevista não seja um sucesso. Quando questionado sobre algo que não sabe ou não tem a certeza – não é esperado que domine todas as temáticas -, deve indicar que não tem conhecimento sobre a matéria mas que terá facilidade em aprender. É essencial que o candidato revele uma postura honesta e sincera.
Falar sobre os antigos empregadores de forma desapropriada
Este tipo de comportamento é um péssimo exemplo de profissionalismo, mas acontece com alguma frequência nas entrevistas. A forma como o candidato fala das suas experiências anteriores revela não só a sua personalidade, mas também a forma como falará no futuro da sua próxima entidade patronal. Caso tenha tido experiências menos boas, o candidato deverá focar-se nos aspetos positivos e na forma como atuou e aprendeu com essas situações.
Não fazer perguntas
O momento da entrevista não tem como objetivo único conhecer o candidato. O mesmo deverá estar atento à informação que lhe é transmitida e posteriormente colocar questões, seja sobre a empresa, os seus objetivos ou sobre a função a que se está a candidatar, demonstrando assim o seu interesse e curiosidade na mesma.
Outros e mais subtis erros poderiam ser apresentados mas nos dias de hoje os que enumeramos, apesar de óbvios, são ainda cometidos por muitos candidatos nas entrevistas de emprego. Vale a pena dedicar algum do seu tempo na preparação de uma entrevista para que tenha mais possibilidades no momento da seleção, sobretudo se se tratar de uma oportunidade numa empresa na qual gostaria que fosse o seu próximo passo de carreira. Um candidato bem preparado, para além de causar boa impressão no início da entrevista, terá certamente reforçado a mesma quando terminar.