Mulheres da CPLP unidas

A Federação das Mulheres Empresárias e Empreendedoras da CPLP nasceu para valorizar o contributo das mulheres para o desenvolvimento socioeconómico dos seus países.

Maria da Assunção Abdula é a presidende da recém criada Federação.

Sozinhos vamos mais rápido, juntos vamos mais longe. Foi com o provérbio africano em mente que empresárias de diferentes países decidiram reforçar a sua união e formar a Federação das Mulheres Empresárias e Empreendedoras da CPLP (FMEE –CPLP).

Em comum têm o facto de serem mulheres, falantes de português e de se moverem no mundo dos negócios. Da necessidade de valorizar o seu papel no desenvolvimento social e económico dos seus países, nasceu em Lisboa, a 29 de junho, a Federação das Mulheres Empresárias e Empreendedoras da CPLP que se propõe, entre outros objetivos, “gerar negócio, valorizar e afirmar a capacidade das mulheres nos vários setores da economia, nomeadamente no da energia e dos negócios”, pois “todos os nove países [Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste ] são possuidores de recursos fósseis e/ou renováveis, em potência e/ou em exploração. Em 2009, entre 2,4% e 2,8% da produção mundial de energia primária (fóssil e renovável) veio da CPLP”. As mulheres da FMEE querem também despertar a consciência social, propondo-se criar projetos que alertem para questões como a igualdade de género. A qualificação das pessoas é uma das metas a curto prazo, que será materializada numa plataforma de formação e aconselhamento.

Da direção da FMEE faz parte uma representante de cada membro da CPLP. A presidente é a empresária moçambicana Maria da Assunção Abdula. “Vamos trabalhar para valorizar o papel político, económico e financeiro da mulher nas diversas áreas de negócio, incrementar e melhorar as parcerias, o ambiente de negócios, o investimento e os modelos de cooperação entre as muleres empresárias e empreendedoras”, afirmou em comunicado. “Educar uma mulher é educar uma nação. Uma mulher empreendedora é uma mulher educada para o desenvolvimento, gerando empregos, impostos e segurança social”, disse, no discurso de apresentação, em cerimónia que decorreu na Estufa Fria, em Lisboa.

image002

Presidente e Vice-Presidentes (da esquerda para a direita): Ema o. J. Mossa (Moçambique); Munira Jauad (Guiné Bissau); Mônica Monteiro (Brasil); Maria Assunção Abdula (Presidente – Moçambique); Eunice Mascarenha (Cabo Verde); Maria Consuelo Oyana (São Tomé e Príncipe; Felipa Fernades Thomáz (Portugal). a equipa da Federação das mulheres empresárias e empreendedoras da FME-CPLP –

Quem é Maria da Assunção Abdula

Maria da Assunção Coelho Leboeuf Abdula é empresária moçambicana, com mais de 25 anos de experiência empresarial em diversas áreas e setores de actividade. Atualmente, além da presidência e da recém constituída Federação de Mulheres Empresárias e Empreendedoras da CPLP (eleita no dia 29 de Junho de 2016), é administradora executiva da Intelec Holdings (grupo empresarial que actua nos ramos de energia, publicidade, turismo, finanças, recursos minerais, telecomunicações, imobiliário e consultoria) e desempenha funções de vice-Presidente da Câmara de Comércio Moçambique – Portugal, presidente do Conselho de Administração da Visaqua S.A., diretora geral da Electro Sul, Lda., administradora Executiva da Intelec Lites entre 2002 e 2012. Mãe de dois filhos e casada com o empresário Salimo Abdula, chairman da Intelec Holdings, participa activamente na defesa dos interesses da classe empresarial moçambicana, na promoção da melhoria de ambiente de negócios no país e além-fronteiras.

 

Parceiros Premium
Parceiros