Emagrecer é um dos desejos sempre presentes nas resoluções de novo ano e quase sempre aparece nos primeiros lugares da lista de prioridades. Mas também é das decisões mais adiadas e que se arrasta de um ano para o outro.
Uma boa estratégia para perder peso “é começar por identificar os quilos a mais, pensar nos hábitos que os trouxeram até à sua vida e no incómodo que eles lhe causam”, diz a nutricionista Iara Rodrigues.
Se pertence ao grupo de pessoas que tem de lutar contra a balança, agendar uma consulta de nutrição pode ajudar, pois assim terá uma dieta mais personalizada e um plano com o qual se comprometer. Se o quiser fazer sozinha “use o bom senso, trace um plano com metas realistas e graduais e arranje motivação para começar e manter o processo”. Por conta própria pode ser mais difícil, mas não é impossível. Anote estas sete dicas simples para emagrecer até dois quilos por mês.
Tenha horários regulares
O corpo deve conhecer a hora de dormir, de acordar e de comer, pois assim funcionará melhor, irá evitar a fome frequente e as idas noturnas ao frigorífico, que são as que mais engordam. Descansar sete horas por noite ajuda também a controlar o peso e dá ânimo para cumprir os objetivos e resistir às tentações.
Beba líquidos durante o dia
Especialmente entre as refeições para ajudar a diminiur a fome e a retenção de líquidos. Devem excluir-se os refrigerantes, sumos de pacote, achocolatados e bebidas alcoólicas, e privilegiar a água, sumos naturais e chás sem açúcar.
Faça exercício físico
O que importa é aproveitar todas as oportunidades para queimar calorias, como subir escadas em vez do elevador, descer uma paragem antes do escritório e fazer o resto o percurso a pé, dar um passeio de dez minutos à hora do almoço, levar o cão à rua à noite. Para aumentar o gasto de energia, aconselham-se caminhadas de 30 minutos, pelo menos três vezes por semana, pois este é considerado o melhor exercício físico para manter a saúde e perder peso.
Coma tudo com moderação
“Se escolhe uma dieta com alimentos de que não gosta, está condenada ao fracasso”, garante Lisa Sasson, especialista em nutrição da Universidade de Nova Iorque, no Business Insider. Geralmente, as pessoas que conseguem manter um novo regime de alimentação são as que cortam nas quantidades e não nos alimentos. O segredo é a moderação.
PEQUENOS GESTOS, GRANDES DIFERENÇAS
- Prefira leites e derivados magros
- Adicione sementes, como chia e linha, às sopas e iogurtes
- Escolha apenas uma fonte de hidratos de carbono por dia
- Coma saladas cruas antes do almoço e do jantar
- Ingira três peças de fruta por dia
Nao fique com fome
Fazer pequenas refeições a cada três horas pode parecer um exagero mas a verdade é que é a melhor forma de controlar a fome. Pode recorrer-se a alguns truques para não esquecer o intervalo das refeições: colocar lembretes no telemóvel ou na agenda ou ter sempre pequenos snacks ou peças de fruta fáceis de comer mesmo na rua, nos intervalos das refeições.
Seja paciente
Ninguém perde peso de um dia para o outro. É preciso ter paciência porque os resultados acabam por chegar. Desistindo nunca saberá se é ou não capaz de concretizar este sonho já com alguns anos.
Diga adeus ao açúcar refinado
Uma bomba calórica que deve largar quanto antes. Uma limpeza ao frigorífico e à despensa é a forma mais rápida de se libertar e de ver resultados. Procure o sabor doce nas frutas, dão-lhe vitaminas e fibras e ajudam a manter o peso – desde que não abuse. Quanto às sobremesas e aos bolos, não é necessário eliminá-los para sempre da sua vida – essa é uma tática de curta duração -, mas guarde-os para momentos especiais.
AJUDA NO TELEMÓVEL
Para quem tem dificuldade em concretizar esta complicada “missão” pode recorrer a apps que vigiam e ajudam no processo de emagrecimento. A Tecnonutri calcula o índice de massa corporal e permite definir a dieta a seguir, quando e o que deve comer ao longo do dia. O My Fitness Pal é um eficaz contador de calorias, que também a vai ajudar a controlar o que come ao longo do dia.