Muitos psicólogos dizem que nove em cada 10 pacientes tem dificuldade em dizer não. Esta é uma arte que tem de ser treinada pois dizer não é uma necessidade em muitas situações. Aceder a tudo para se mostrar simpática e disponível pode colocá-la em situações perigosas. Não só o trabalho ganha espaço à vida pessoal, como novas tarefas ou responsabilidades podem comprometer seriamente a qualidade do seu desempenho. Deixamos algumas sugestões para a ajudar a lidar com esta questão.
Valorize o seu tempo
Tenha noção dos seus compromissos e valorize o seu tempo. Assim, quando alguém a chamar para um novo compromisso saberá logo que não o pode assumir porque tem presente todas as tarefas que tem em mãos. Basta dizer: “Estou sobrecarregada de trabalho, não posso assumir esse compromisso”.
Conheça as suas prioridades
Mesmo que tenha algum tempo extra (o que frequentemente é raro) é com este nova tarefa que quer passar o tempo? Mais compromissos significam menos tempo com a família ou para um hobby ou um desporto. Deve ponderar o que é realmente importante na sua vida.
Para que o seu Não seja convincente é preciso ser firme e evitar as desculpas. Quer ser Miss Simpatia ou Miss Competência?…
Pratique dizer não
A prática leva à perfeição e com o tempo acaba por o fazer com naturalidade. E no caso de pessoas persistentes, só repetindo a palavra se consegue fazer chegar a mensagem. Quando continuam a insistir basta continuar a dizer não. Mesmo os mais persistentes acabam por perceber a mensagem.
Não se desculpe
É muito frequente começar a resposta com “Sinto muito, mas …” porque pensa que parecendo mais polida a resposta negativa soa melhor. Mas é preciso ser-se firme e não sentir remorsos de guardar tempo para si. Pare de ser agradável, recomendam os especialistas. Assim, os colegas ou os superiores vão continuar a fazer o mesmo. Só erguendo uma parede eles se virarão para alvos mais fáceis. Diga-lhes que tem outras prioridades, também elas muito importantes.
Diga não aos seus superiores
É comum pensar-se que deve dizer-se sempre que “sim” ao chefe, pois com um “não” parece estar-se a desautorizá-lo e a transmitir a ideia de que não é capaz de dar conta do trabalho. Pelo contrário, deve explicar que ao aceitar mais tarefas coloca em risco a sua produtividade e a qualidade do trabalho. “Depressa e bem não há quem”, diz o ditado.
Não ceda
Muitas vezes é muito mais fácil aceitar os pedidos do que dizer “não”. Se souber que pode haver insistências, ao entrar numa reunião, por exemplo, comece por dizer logo de início que tem a semana reservada com projetos urgentes e que não será capaz de assumir novos trabalhos.
Dar a resposta mais tarde mostra que ponderou o assunto e que se não aceitou é porque é de todo impossível.
Peça tempo para pensar
Por vezes, é preferível dizer que dará a resposta mais tarde. Isso mostra alguma consideração e permite-lhe verificar melhor os seus compromissos e prioridades. No caso de não poder mesmo aceitar pode dizer: “Depois de verificar os meus compromissos, concluiu que não vou ser capaz de assumir essa responsabilidade neste momento.”
Se valer a pena, atire para mais tarde
Se é uma opção que gostaria de manter em aberto, em vez de fechar logo todas as hipóteses, é melhor dizer: “Isso parece uma oportunidade interessante mas de momento não tenho tempo disponível. Talvez possamos falar nisto mais tarde”. Indicando uma data ou um prazo para voltarem ao assunto.
Não é você, sou eu
Uma rejeição clássica no namoro que pode ser aplicada noutras situações. Muitas vezes o projeto é aliciante, trabalhar com determinada pessoa é uma oportunidade extraordinária, mas não é a situação ideal no momento. Por muito que lhe custe é preciso assumir isso e acreditar que a sorte lhe volta a bater à porta numa melhor altura.
DIZER NÃO À FAMÍLIA E AOS AMIGOS
Esta questão não se coloca apenas no trabalho. Se não conseguir impôr-se na esfera pessoal rapidamente fica sem vida própria e anda ao sabor das necessidade e vontades dos que a rodeiam. Basta adaptar estas sugestões para conseguir recuperar mais espaço e tempo para si.