Truques para ficar bem nas fotos

Em época de festas o apelo das fotos de grupo e das selfies é ainda mais forte. Reunimos os melhores conselhos de um fotógrafo, de uma ex-manequim e de uma maquilhadora para que consiga os melhores resultados.

Depois de ler este artigo vai posar ainda melhor do que eles.

Há quem não tenha de se esforçar muito porque fica sempre, ou quase sempre, bem nas fotografias. Mas isso não é para todos. Em véspera de época de festas reunimos uma task force de peso para ouvir os melhores conselhos sobre como ficar bem nas fotos.

As dicas de Frederico Martins, fotógrafo

. Escolher uma boa luz é determinante para realçar as virtudes e disfarçar os defeitos. A luz de uma janela é ideal. Evitar luzes muito duras (sol de frente, por exemplo) que nunca favorecem.

. Se tem papos nos olhos ou uma pele com texturas muito acentuadas deve preferir uma iluminação suave, que não crie sombras.

. Ter a pele bem tratada e cuidar do cabelo. O brilho da pele é muito importante e o cabelo deve dar um ar moderno e adequado ao tipo de cara. Os cabelos acima do ombro estão muito em voga, ondulados, com franjas, a reviver os anos 1970, e são muito favorecedores.

. Pôr o melhor sorriso. Atenção aos dentes, pois o sorriso quer-se bonito.

Nas selfies a máquina fotográfica não deve estar muito próxima da cara. O ideal é a distância do braço.

. Ângulos tirados ligeiramente de cima para baixo são os que mais favorecem.

. Conhecer bem as suas expressões:  uma cara redonda fica melhor se fotografada a 3/4, uma cara muito magra fica melhor se fotografada de frente.

. Não forçar demasiado a pose. Ela deve ser o mais natural possível. Apele à auto-confiança.

. Especial para os dias de festas: não tirar muitas fotografias depois do jantar de Natal ou na passagem de ano. A pele fica rosada, transpirada e o cansaço já é visível, o que não dá um bom ar.

As dicas da ex-manequim e bloguer Isabel Costa

. Não encolher a barriga e não ter vergonha. Já que é para tirar a fotografia que se assuma isso!

. Não mudar de pose repentinamente. É mais elegante se a foto for tirada em slow motion (câmara lenta)

Um sorriso é essencial para iluminar a foto e dar um ar natural.

. Estar de costas para a luz. As luzes da manhã e do fim do dia são as melhores, a meio do dia a luz não é tão favorecedora.

. Esticar o pescoço e depois baixar o queixo um pouco e olhar para a câmara favorece o rosto.

. Posar (de pé) com um ombro para trás e outro para a frente. Uma foto a 3/4 faz-nos mais altas e magras.

. Quando se senta procure que as pernas não assentem totalmente na cadeira ou no sofá. Se necessário fique ligeiramente em pontas. O resultado será muito mais elegante.

. Nesta época de festas tirar sempre as fotografias no início da noite ou da refeição, “antes do primeiro copo”. A mesa ainda está bonita e as pessoas estão penteadas e arranjadas.

. O que nunca fazer: falta de naturalidade e descurar os planos de fundo. Não permita que fiquem objetos marcantes por trás de si, como uma jarra a sair junto da cabeça, ou a mesa com restos de refeição.

As dicas da maquilhadora Lucília Lara

. Começar por corrigir as imperfeições da pele com o primeiro produto imprescindível: o corretor de olheiras (que corrige também outras imperfeições, como as temíveis borbulhas). Deve ser aplicado com o rosto limpo e antes da maquilhagem.

Cortar o brilho com um pó, que pode ser solto ou compacto, para matizar a pele e não refletir a luz (do dia ou do flash da máquina).

. Para dar alguma expressão ao olhar (que é fundamental) deve-se aplicar de seguida a máscara nas pestanas. E depois o blush, para o contorno das maçãs do rosto. Dica: para peles claras preferir os tons rosados, são mais saudáveis e dão um ar mais fresco. As peles morenas ficam melhor com tons pêssego, mais acastanhados, com ar bronzeado.

. Para finalizar, um batom sem brilho, mas não precisa de ser completamente mate. Pode ser um hidratante que já tem um ligeiro brilho. Os glosses são de evitar.

. Sombras de olhos, sim ou não? Nas selfies não são fundamentais. Para valorizar os olhos pode aplicar um risco, colorido se se quiser dar mais destaque (o azulão, framboesa, beringela, são os tons tendência), ou castanho para looks mais discretos.

. Dias de festa: Opte por uma sombra de olhos com purpurinas, para dar mais brilho e ar festivo. Os tons prateados, dourados, champanhe, vêm mesmo a calhar para a quadra que se aproxima. As sombras brilhantes devem aplicar-se apenas na pálpebra móvel.

Parceiros Premium
Parceiros