A t-shirt de Mark Zuckerberg já se tornou uma lenda, especialmente depois de ele ter confessado que tem uma serie de t-shirts iguais para não perder tempo a pensar no que vestir todas as manhãs. O que lhe propomos hoje é mais ou menos isso, mas com a vantagem de poder vestir o que bem lhe apetece. Hillary Kerr, co-fundadora da Clique Media Group e co-autora de vários livros, como o recente The Career Code, um guia estratégico para começar uma carreira de sucesso , sabe bem que pequenos detalhes podem fazer a diferença quando se tem um dia bem preenchido e com decisões importantes a tomar. Se quiser aprender a controlar os seus dias mais difíceis sem acumular mais cansaço e stresse, siga 5 hábitos que para esta incansável empreendedora são essenciais.
1.Leve o seu sono a sério
É verdade que muitas de nós somos capazes de cumprir um dia de trabalho com meia dúzia de horas de sono e mais meia dúzia de chávenas de café. Mas esta é rotina pouco saudável e compromete o desempenho máximo das suas capacidades no dia seguinte. O primeiro passo na preparação para um grande dia é uma noite bem dormida. Se sentir dificuldades em adormecer, experimente desligar-se completamente dos seus gadgets: smartphone, tablet, pc, algumas horas antes de se deitar. O mais importante é que consiga perceber quanto tempo demora a “desligar”. Uma noite descansada é a base para um dia produtivo.
2.Atue por antecipação
O nosso despertar pode ser especialmente stressante, pois implica cumprir uma série de tarefas em pouco tempo: vestirmo-nos, preparar a carteira, passear o cão, encontrar as chaves do carro, levar as crianças à escola, etc. Para evitar todo essa pressão adicional, procure preparar-se o mais possível na noite anterior: deixe a sua roupa e a das crianças escolhida antes de se deitar, organize logo a sua carteira, deixe as chaves onde as possa ver e as mochilas prontas junto à porta. Assim começará o dia mais descansada e confiante.
Faça listas de tarefas diárias. Riscar o que já fez dá-lhe energia extra para prosseguir o dia com boa disposição e confiança.
3.Encontre o seu método de organização
Para rentabilizar ao máximo o seu tempo uma lista de tarefas diárias é imprescindível. Quer seja a tradicional lista em papel, os post-its espalhados pela casa e escritório ou as várias apps já disponíveis para substituir a agenda. É importante que anote tudo o que pretende fazer, deste modo, não só terá dado um passo importante entre a intenção e a ação, como controlará melhor o tempo que dedica a cada tarefa. Para Hillary Kerr, fã das tradicionais listas em papel e caneta, o riscar uma tarefa cumprida dá um sentimento de satisfação e realização pessoal importantes para continuar o dia com boa disposição e confiança.
4.Planeie como se só houvesse amanhã
O que anteriormente dissemos em relação ao planeamento do seu dia, aplica-se com maior relevância ao planeamento de períodos mais longos, como a semana ou o mês que vem. Sempre que possível, tente manter a agenda organizada, para que não deixe nada por fazer, pois caso surja um imprevisto terá margem de manobra para o resolver. Se a tradicional agenda acaba esquecida no fundo da mala, então opte por aplicações como o iCal ou Google Calendar no smartphone, já que estes consomem uma boa parte da nossa atenção diária e podem avisá-la quando se esquece de algo importante! Irá ficar surpreendida com a quantidade de coisas que nunca imaginou poder fazer, quando se organiza a médio e longo prazo.
5.Faça uma pausa sempre que precisar
Muitas vezes, as ideias surgem com mais facilidade quando menos precisamos delas. No seu trabalho, várias vezes se encontrou imersa num problema que necessitava de uma resolução rápida, mas nada lhe vem à cabeça! Faça uma pausa, afaste-se do problema por uns minutos, seja dando um curto passeio, tomando café com um colega ou vendo um site divertido. Quando voltar ao trabalho, irá ter uma perspetiva nova sobre o problema e certamente ideias irão surgir com maior fluidez.