Cátia Martins é licenciada em Marketing pela Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa. Iniciou a sua carreira na L’Oréal, em 2000, na equipa de marketing da Divisão de Produtos de Grande Consumo (DPGC), área que hoje reúne marcas como L’Oréal Paris, Maybelline, Garnier, Essie e NYX Professional Make-up.
Dez anos mais tarde, abraçou o seu primeiro desafio internacional na sede do Grupo L’Oréal em Paris, enquanto diretora de Marketing Make-up, com responsabilidade para a zona da América Latina, contribuindo para a forte expansão da categoria nessa região. Em 2013, assumiu a direção-geral das marcas Maybelline, Garnier e Colorama no Brasil, liderando uma equipa que mais do que duplicou a faturação do segmento de maquilhagem.
Dois anos depois, regressou a Portugal para assumir o cargo de diretora-geral da Divisão de Produtos Profissionais (DPP), que congrega marcas como L’Oréal Professional, Kérastase, Redken, Shu Uemura Art of Hair, Décleor e Carita, reforçando assim a sua posição de liderança da divisão. Os excelentes resultados levaram-na a aceitar um novo desafio profissional no estrangeiro: o cargo de diretora-geral da DPP em Itália, onde teve a oportunidade de liderar a transformação e modernização efetiva da divisão, contribuindo para o crescimento do negócio nesse país.
“Um bom líder é aquele que entende as características e motivações das suas pessoas, não as colocando em caixas geracionais ou outras. “
É CEO da L’Oréal Portugal desde março deste ano. Na 3ª conferência de liderança feminina, Cátia Martins será uma das oradoras do painel “Três gerações à conversa sobre liderança feminina”.
Sobre o tema da sua intervenção, Cátia Martins falou-nos dos desafios que o diálogo intergeracional lhe tem colocado, enquanto líder de uma empresa com colaboradores de diferentes idades e com diferentes especificidades. “Não entrando naqueles que são os desafios mais objetivos, como a diferente agilidade tecnológica ou as diferentes expectativas de carreira, para nomear dois exemplos, o maior desafio para a empresa é, provavelmente, conseguir ter um conhecimento profundo das características gerais de cada geração, mas aliar a isso um conhecimento amplo da persona, independentemente da sua geração. Um bom líder é aquele que entende as características e motivações das suas pessoas, não as colocando em caixas geracionais ou outras. Este conhecimento profundo faz ainda mais sentido numa era em que a personalização não só é desejada, como é já realidade em diversas esferas da nossa vida. O ambiente laboral deve sê-lo também e cada vez mais. Esse conhecimento cria-se com proximidade, muito diálogo e empatia. Na lente do colaborador, vejo o diálogo e trabalho intergeracional como uma fonte viva de aprendizagem diária, em ambos os sentidos. Fomento e valorizo!”
3.ª GRANDE CONFERÊNCIA LIDERANÇA FEMININA
22 novembro 2018 – 9h / 13h
Campus da Nova SBE, Carcavelos
9h00 | Abertura
Isabel Canha, diretora do Executiva.pt
Daniel Traça, dean da Nova SBE
Rosa Monteiro, secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade
9h30 | Mesa redonda Competências-chave e principais desafios da liderança do futuro
Vera Pinto Pereira, administradora da EDP
Paula Neto, diretora comercial da Liberty
Carla Rebelo, CEO da Adecco
Daniel Traça, dean da Nova SBE
Soledade Carvalho Duarte, managing partner da Invesco Transearch (moderadora)
10h40 | Intervalo
11h00 | Mesa redonda O poder dos role models – a importância de ser e de ter modelos inspiradores
Carmo Sousa Machado, chairman da Abreu Advogados
Isabel Barros, administradora Sonae MC
Roberta Medina, vice-presidente executiva do Rock in Rio
Paulo Ribeiro, partner da PwC
Sandra Perdigão Neves, diretora da Altice
Sara do Ó, CEO do Grupo Your (moderadora)
12h10 | Três gerações à conversa sobre liderança feminina
Dulce Mota, CEO do ActivoBank
Cátia Martins, CEO do L’Oréal
Carolina Carvalheira, fundadora do Nova Women in Business
13h00 | Final
Garanta já o seu lugar na 3ª Grande Conferência de Liderança Feminina.