Durante uma entrevista citada pelo Business Insider, Andrew Likierman, reitor da London Business School, citou algumas escolhas que fez no início da carreira e que se revelaram determinantes no seu futuro, permitindo-lhe movimentar-se “entre o governo, o setor privado e a vida académica com muita facilidade”. A verdade é que aos 72 anos já foi diretor executivo no Bank of England e no Barclays, diretor no UK Treasury e chairman no National Audit Office, além de ter uma brilhante carreira académica. As opções que fez no início da carreira podem ser inspiradoras para os jovens millennials apostados em construir um percurso profissional de sucesso.
Faça escolhas que lhe deem flexibilidade
“Eu estudei Política, Filosofia e Economia e estava determinado a obter uma qualificação adicional que me desse mais flexibilidade mental: contabilidade. Hoje recomendaria que fizessem um MBA, mas naquela época (anos 1970 na Europa), a contabilidade era a melhor opção. O que continua a ser igual é que você aumenta as suas possibilidades com mais formação. O facto de que as pessoas que fazem um MBA conseguem trabalhar em coisas muito distintas é uma prova disso.”
Fique atenta às mudanças
“Quando iniciei a minha carreira havia uma crise económica: um dos maiores choques petrolíferos que abalou a economia. Foi quando aprendi que tudo o que sobe também desce. As minhas poupanças pessoais foram afetadas. Fiquei muito exposto e foi um choque. Mas foi uma boa aprendizagem. Todos precisam de uma crise, de preferência quando se é jovem, para aprender que os ciclos são muito importantes. Temos vivido com as crises nos últimos 250 anos, e não se vão embora agora.”
Exponha-se a outras culturas
“Isso ajuda-o a mover-se em diferentes setores e países, porque lhe dá uma mente mais aberta. Quando eu era mais jovem, dirigi uma fábrica têxtil na Alemanha, e foi uma experiência fantástica. Ali aprendi como as pessoas pensam de forma diferente em diferentes culturas, e como no relacionamento com elas não podemos simplesmente fazer copy-paste da forma como achamos que as relações funcionam nos negócios. Foi muito interessante.”
Perceba a importância da comunicação
“Pode ter ideias brilhantes, mas não consegue fazer nada com elas a menos que as comunique bem. No início da minha carreira como contabilista, vi como algumas pessoas eram realmente boas, melhores do que eu, mas porque não comunicavam bem, não avançaram na carreira. É uma das coisas em que eu acredito: a escola é um lugar seguro para aprender certas coisas. É muito melhor fazer uma péssima apresentação aqui do que mais tarde em frente a um cliente crucial.”