POWERED BY
Centrum

Manter o foco no local de trabalho

Conseguir terminar um trabalho que requer concentração no ambiente ruidoso de uma empresa é um desafio. Seguimos vários estudos para lhe indicar as técnicas mais eficazes para conseguir manter o foco com sucesso.

Distrair-se é também uma forma de manter a concentração.

Trabalhar num local calmo e com todo o tempo do mundo não requer grande dificuldade. Desafiante é manter o foco no meio do ruído típico do ambiente corporativo, especialmente quando se está em cima do prazo de entrega. Procurámos a ajuda de vários estudos sobre concentração para lhe deixar as técnicas mais eficientes para trabalhar com foco nestas situações.

Concentre-se numa só tarefa

Fazer várias coisas em simultâneo nem sempre tem os melhores resultados. Uma pesquisa da Universidade de Stanford concluiu que estas pessoas distraem-se com mais facilidade do que as que fazem apenas uma tarefa de cada vez. Ou seja, quando precisa mesmo de concluir uma tarefa o melhor é esquecer as outras e focar-se apenas nessa.

Desligue os alertas de emails

Cada mudança de tarefa exige esforço da sua parte, mesmo que não se aperceba, garante uma investigadora da Universidade de Washington. Estar constantemente a ver chegar emails quando precisa de dar toda a atenção a um trabalho é uma missão quase impossível. Desligar os alertas é uma forma de manter o foco sem interrupções.

Procure uma hora calma

Concentrar-se no meio de um open space é quase impossível. O ruído das conversas e dos telefones estimula a descarga de cortisol no organismo aumentando o nível de stresse e dificultando o seu foco, concluiu um estudo da Universidade da Pensilvânia. Se tem um trabalho para entregar procure fazê-los nas horas mais calmas: chegue mais cedo, fique a trabalhar à hora do almoço ou saia mais tarde. O trabalho durante esses momentos rende muito mais com menos esforço.

Distraia-se

É isso mesmo, para manter a concentração durante longos períodos de tempo é fundamental fazer pausas para dar algum descanso ao cérebro e permitir-lhe ficar-se novamente. Há estudos que provam a eficácia das pausas para recuperar a concentração.

Parceiros Premium
Parceiros