Muitas vezes não são os afazeres que nos retiram a atenção ou o foco, mas as preocupações, que nos fazem pensar no passado e no futuro, descurando o presente. Por isso, se sugerem mudanças no seu dia a dia. Maria Ribeiro Ferreira, life coach que, um dia, decidiu trocar o trabalho na Emporio Armani por uma profissão que lhe permitisse ajudar as mulheres a sentirem-se confiantes, assertivas, magnéticas e poderosas, dá algumas pistas:
Reorganize o quotidiano
Faça um exame de consciência e veja o que poderá retirar das tarefas diárias para aproveitar melhor cada instante. Será que quando sair do emprego tem mesmo de ir ao ginásio, visitar a sua mãe, comprar o livro que o seu filho pediu mais o presente de anos do seu sobrinho? Uma agenda sobrecarregada gera cansaço, irritabilidade, impaciência, nada que favoreça a concentração.
Defina prioridades
Comece pelo que é mais urgente fazer e ficará logo com uma noção mais realista do trabalho e do tempo que tem à sua disposição. Ao mesmo tempo pode ir logo eliminando tarefas desnecessárias para ficar mais focada no que é realmente importante.
Aprenda a gerir melhor o seu tempo
Quando está atrasada e com muito para fazer, a dado momento torna-se difícil manter o sangue frio. E por mais que se esforce para ser rápida, tem a sensação que o universo está a conspirar contra si e acumulam-se as distracções, atrasos, enganos. Não admira que se enerve tanto. O que fazer? Faça uma lista do que tem para fazer e evitará desperdiçar o seu tempo com tarefas e pormenores que lhe parecem urgentes, mas que na prática até se podiam resolver mais tarde.
Faça pausas
Muitas horas de trabalho seguidas nem sempre significam elevado rendimento profissional, pois os níveis de concentração começam a baixar com o passar das horas, o que se traduz em erros mais frequentes. Faça breves pausas, de hora a hora no máximo, para permitir que o cérebro descanse e volte a concentrar-se em pleno, o que aumentará a eficiência do seu trabalho.
Termine o que estiver a fazer
Nunca estar quieta ou saltitar de tarefa em tarefa não ajuda à concentração, pois o seu comportamento “diz” ao cérebro que é preciso estar sempre a mudar de registro. Por isso altere a mensagem e faça uma coisa de cada vez, do princípio ao fim. Esta sugestão também se aplica a outras áreas da sua vida. Ler um livro, ver um filme, arrumar o roupeiro…
Descanse
Para que conseguir concentrar-se a mente tem de estar calma. Se dormir poucas horas é natural que dê por si a divagar a propósito de tudo e de nada. Por isso, durma horas suficientes para garantir o descanso do corpo e, de preferência com horários certos, que a concentração torna-se logo mais fácil.
Arranje um tempo só para si
Deve criar uma disciplina que lhe permita ter 5, 10, 15 minutos ou mais só para si. Aquela hora que passa a ver televisão, no ginásio ou a conversar com uma amiga enquanto caminha, não conta. Este tempo é para estar sozinha, em silêncio, de preferência num ambiente que não ofereça grandes distrações.
Procure soluções
Feche os olhos, respire fundo e diga mentalmente um mantra curto e que lhe seja familiar. Esse mantra pode ser Ohm, Ámen, Eu sou, Obrigado, o que interessa é que a chame para o momento presente. Este exercício dá-lhe tranquilidade mesmo quando à sua volta reina o alvoroço. E os pensamentos começam a fluir, o que lhe permitirá focar-se mais nas soluções que nos problemas que possa estar a enfrentar na sua vida profissional ou privada.
Pratique muitas vezes
Adoptar estas mudanças no quotidiano e retomar o caminho sempre que se desviar, vai tornar-se mais fácil com o passar do tempo. Como qualquer músculo da corpo a concentração também precisa de estímulos para se fortalecer. Por isso, pratique.