O conceito de felicidade varia de pessoa para pessoa, logo não há regras definidas para se ser feliz. No entanto, existem comportamentos que nos fazem sentir de bem com a vida. Ana Maria Paulo, psicóloga clínica, deixa algumas pistas.
Mantenha o sentido de humor
Para evitar que a irritabilidade, a tensão e o nervosismo se tornem uma constante na sua vida, é fundamental que se ria mais e que se ria de si mesma, o que tem o efeito de desdramatizar dificuldades e nos faz aceitar melhor certos desaires do quotidiano. Para recuperar o riso perdido, basta trocar os filmes e as séries dramáticas por comédias.
Seja pragmática
Foque-se no essencial e conseguirá gerir o seu tempo de modo mais adequado, o que provoca um nível mais baixo de stresse e de adrenalina. E fica mais livre para se dedicar a atividades que lhe tragam prazer e bem estar: estar com amigos, ir jantar fora, fazer jardinagem, passear o cão na praia.
Aposte na coerência
Se atuar de acordo com os seus ideais e valores alcançará maior equilíbrio interior e viverá em paz consigo e com o mundo.
Assuma os seus erros
Não culpe os outros, assuma os seus atos e as suas consequência. E, sempre que possível, peça desculpa a quem magoou ou prejudicou. Essas atitudes só a deixam mais forte.
Faça voluntariado
Esquecer-se de si e dos seus problemas por algumas horas permite-lhe renovar as energias e enfrentar o dia a dia com outra motivação. Mas o mais benéfico é sentir que o seu tempo, o seu esforço e as suas palavras fizeram a diferença na vida de alguém. Ser altruísta faz cérebro produzir serotonina, o que diminui a tensão e aumenta o se bem estar.
Não perca os amigos e a família de vista
Dê algum do seu tempo e atenção às pessoas de quem gosta. Em troca vai receber afeto, sentir que não está sozinha, que tem gente com quem pode partilhar os bons e os maus momentos. Tudo isto contribui para a sua felicidade.
Sonhe
As pessoas que têm sonhos e metas ambiciosas têm maiores probabilidades de alcançar esses objetivos do que aquelas que são muito terra a terra. E têm uma atitude mais focada e positiva perante a vida.
Esqueça a opinião dos outros
Não é possível agradar a toda a gente. Escute o que os outros têm a dizer, mas não faça a sua felicidade depender da aprovação do mundo. Ser você a decidir sobre a sua vida vai reforçar-lhe a autoestima e confiança.
Aprenda a perdoar
É melhor perdoar e esquecer que deixar que sentimentos negativos a dominem, causando tristeza, raiva, angústia. Perdoar liberta à alma.
Permita-se ser humana
Aceite que não é uma supermulher nem uma mártir e que as escolhas que faz num certo momento poderão implicar que a sua actuação em determinada área seja mais fraca.
Aproveite melhor a vida
Em vez de se irritar porque ficou presa no trânsito, aproveite para fazer o balanço do dia, ouvir música ou simplesmente saborear o prazer de estar sozinha.