Alguns comportamentos esgotam as energias de forma tão discreta que nem reparamos. Por isso convém ficar atenta às armadilhas do quotidiano. Enrique Rojas, psiquiatra e psicólogo, em Vive a tua vida (Matéria-Prima edições), deixa algumas ideias.
Diga “não”
Não aceite novas responsabilidades se tal lhe parecer inviável ou excessivo. Respeite os seus limites ou põe o seu bem estar em risco.
Planeie a sua vida
Comprar presentes de Natal antes da grande confusão ou decidir de véspera que roupa vai vestir no dia seguinte permite ganhar tempo, poupar energias e evitar o stresse que implica fazer tudo à última hora.
Utilize listas
Assim não se esquece de nada que tenha para fazer e vai gerir melhor o seu tempo, evitando crises de ansiedade e desgastes de energia. Mas não exagere nos objectivos ou acaba ainda mais cansada.
Deixe de trabalhar até tarde
Não trabalhe sistematicamente a desoras e não leve trabalho para casa. Você precisa de descansar, de ter tempo para outras áreas da sua vida. Família, amigos, hobbies são apenas alguns exemplos. Óbvios, mas fundamentais para o seu bem estar.
Peça ajuda
Se o trabalho for muito não hesite em recorrer ao auxílio de outras pessoas. Delegue tarefas numa colega, peça auxílio ao seu filho ou marido… Acima de tudo não deixe que a exaustão se instale.
Tire férias
Por muito trabalho que tenha, não abdique das férias. Mudar de ares e estar sem fazer nada ajuda a recuperar forças, melhora o sono, o humor, regula o apetite e reduz os níveis de stress só para dar alguns exemplos.
Cuide da sua imagem
Mime-se com produtos de beleza, roupas novas e outros cuidados que a façam sentir mais bonita. Você merece e ainda por cima está a reforçar a sua auto-estima.
Atenção às companhias
Algumas pessoas têm o dom de sugar as energias. Porque falam muito, queixam-se de tudo, só falam de si… Querem atenção, nada dão em troca e quando se vão embora deixam-na esgotada. Evite que tal aconteça, afastando-se, terminando a conversa ou evitando encontros imediatos quando estiver mais fragilizada. Protege a amizade e protege o seu bem estar. O ideal será rodear-se de pessoas otimistas e que a incentivem a dar o melhor de si.
Defenda-se das agressões externas
Se filas de trânsito lhe esgotam a paciência, procure caminhos alternativos. Importa é que você sinta que tem o poder de escolher, e fazer, o que é melhor para si.