A melhor forma de fugir ao stress, ansiedade e irritabilidade que não a deixam concentrar-se é, sem dúvida, o mindfulness, um conceito que se explica em poucas palavras: viver plenamente consciente da própria experiência, viver aqui e agora para melhor aproveitar cada instante. Esta atitude mindfulness traz benefícios notórios. A mente fica mais tranquila, o que ajuda a que fique mais focada, calma e feliz. Além disso, aumenta a resilência e a criatividade, desenvolve a auto consciência e a gestão das emoções.
O tempo para sentir na pele estes benefícios varia de pessoa para pessoa, mas o importante é não desistir à menor contrariedade. É preciso modificar a forma como se olha para a vida e lida com os seus desafios, o que nem sempre é fácil nem rápido. Ana Pinto Coelho, coach porfissional deixa algumas recomendações mindfulness que facilitam muito essa mudança. Para reeducar a mente, pratique estes princípios no quotidiano nem que seja cinco minutos por dia. O que não é assim tão difícil, porque estas atitudes estão todas interligadas e praticam-se muitas vezes sem esforço ou mesmo consciência. Por exemplo, quando aceitamos uma situação, sentimos aumentar a nossa confiança e gratidão. Fundamental é saber que estes princípios existem, que podem ser utilizados a qualquer momento e que permitem viver uma vida mais consciente e feliz.
Não julgue
Deixe de estar sempre a julgar as suas experiências, tente ser mais imparcial. E quando à mente vierem avaliações do tipo bom/mau não tente parar esses pensamentos, apenas fique consciente da sua existência.
Cultive a paciência
Aproveite cada instante, deixe de andar sempre a correr à procura de outros melhores. E seja paciente consigo, que as mudanças levam o seu tempo.
Seja uma eterna principiante
Muitas vezes deixamos que as nossas crenças nos impeçam de ver a realidade tal como é, o que se pode tornar um obstáculo ao nosso bem-estar. Para evitar que isso aconteça, olhe para o mundo como se fosse a primeira vez. Teste esse novo olhar com amigos, colegas, até com cão ou gato…
Confie mais em si
Aprenda a confiar no que sente, na sua intuição e autoridade, mesmo que ao longo do caminho cometa alguns enganos. Assuma a responsabilidade do seu próprio bem estar.
Esqueça as lutas desnecessárias
Não se prenda ao passado nem se projecte no futuro. Viva cada experiência momento a momento, sem resistências. Se adoptar esta atitude as metas tornam-se mais fáceis de alcançar.
Aceite a realidade
Muitas vezes perdemos tempo e energia a negar um sentimento ou um facto, o que só gera tensão e não favorece a mudança. Aceitação é a vontade de ver a realidade tal como é. Quando se tem essa visão é mais fácil saber o que é preciso fazer. E mudar.
Deixe ir…
Liberte-se! Não se agarre às experiências agradáveis nem queira afastar a qualquer preço as mais desagradáveis. Deixar ir é mais uma forma de deixar as coisas serem, de as aceitar tal como são.
Seja mais grata
Em vez de viver amargurada com isto e aquilo traga gratidão para o seu presente. Gratidão por estar viva, gratidão por ter saúde… Desse sentimento depende muito do seu bem estar.
Aposte na generosidade
Experimente dar a uma pessoa algo que a faça feliz. Sem esperar nada em troca. A felicidade que vai provocar também lhe vai causar alegria e prazer. E permite que estabeleça uma ligação mais forte com outras pessoas, leva a novas descobertas sobre a sua própria natureza e a dos outros seres humanos, o que é muito enriquecedor.