POWERED BY
Centrum

O que mudar na sua vida

Para evitar picos constantes de stresse, faça algumas alterações na sua vida. Lembre-se de que é mais fácil mudar algumas coisas no seu comportamento do que esperar mudanças da parte dos outros.

Pequenas mudanças tiram-nos o peso de cima dos ombros.

Como é sempre difícil alterar rotinas de trabalho ou impor mudanças a colegas ou chefes, o melhor será mudar-se a si e à forma como lida com os fatores que a destabilizam. Siga os conselhos da executive coach Zélia Oliveira Marques.

Pense de forma positiva
A vida não se faz apenas de vitórias e e grandes conquistas. Por vezes somos colocadas perante situações que preferíamos evitar. Seguir a lógica do pessimismo só vai causar medo, angústia e insegurança. Melhor será olhar para essas situações como desafios e oportunidades de crescimento pessoal.

Aceite o incontrolável
Nem tudo na vida pode ser controlado por nós. O comportamento das outras pessoas é um exemplo óbvio. Em vez de desesperar porque uma colega não cumpriu um prazo, concentre-se naquilo que você pode fazer perante esta cenário. Pode dar-lhe mais dias para entregar o trabalho? Sugerir que recorra à ajuda de outro colega? Sentir que pode fazer alguma coisa para mudar a realidade devolve-lhe a serenidade.

Adote um novo olhar
Experimente as situações que tanto desconforto lhe causam de forma diferente da habitual. Pergunte a si mesma se isso terá assim tanta importância daqui a um ano? Essa ansiedade vale a pena? O que ganha com isso? O mais certo é concluir que nada justifica tamanha irritação, o que lhe devolve o sangue frio.

Vença o medo
Não deixe que as inseguranças abalem a sua confiança profissional e a impeçam de abraçar novos desafios. Mesmo com os erros se pode aprender. É sempre possível seguir em frente e testar outros caminhos.

Ajuste os níveis de exigência
Estabeleça padrões de qualidade que sejam realistas para si e para os outros. Aceite que a perfeição não existe e que nem sempre é possível alcançar o nível do muito bom. Assim evitará essa frustração nada saudável.

Assuma as suas qualidades
Quando sentir que nova crise de stresse se avizinha, pense nas qualidades que tem e no que já lhe permitiram alcançar. Esta estratégia vai lembrar-lhe que tem capacidade para lidar com situações difíceis.

Esqueça as compensações
Coloque amor, dedicação e empenho no que faz, mas sem estar sempre à espera que isso se traduza em qualquer tipo de compensação. O bem estar que vai sentir é muito mais relaxante.

Tenha interesses fora do trabalho
A sua existência não se resume a colegas e chefes, relatórios e reuniões… A família é uma fonte de tranquilidade, por isso conceda-lhes tempo. Fazer voluntariado é outra forma de conquistar uma enorme gratificação e sentir o amor do próximo. O desporto traz-lhe bem-estar e reforça a sua auto-estima. Estes são apenas alguns exemplos que podem dar-lhe o ânimo que precisa para seguir em frente. Mas ainda vai descobrir muitas outras motivações. Afinal, é isso que torna a vida interessante.

Parceiros Premium
Parceiros