Sente-se de forma confortável, num lugar onde não exista o risco de ser interrompida. E descontrai-se que depressa se vai sentir melhor.
Passo 1
Respire normalmente, dizendo para si “esta é uma inspiração, esta é uma expiração”. Mais fácil é impossível. Mantenha-se concentrada na respiração para fixar o pensamento ao instante que está a viver.
Passo 2
Lembrou-se que tem de preparar a reunião de amanhã? Esqueça! Volte a concentrar-se na respiração, viva esse instante, liberte a mente de preocupações passadas ou futuras. Continue assim por mais alguns instantes. Aceite a respiração tal como é, seja curta ou longa. Não tente mudá-la. Você está viva, a sua respiração é um celebração à vida. Mantenha-se nessa sintonia por mais algum tempo.
Passo 3
Agora tente acompanhar cada inspiração e expiração do princípio ao fim. Não pare, pois o objectivo é fazer com que a sua mente fique cada vez mais consciente do momento presente. Agora veio-lhe à ideia que tem de marcar dentista? Faça o pensamento voltar ao ritmo da inspiração-expiração, que vai ficar cada vez mais profundo, lento, harmonioso.
Passo 4
O corpo também faz parte desta experiência, por isso sempre que inspirar e expirar, repita ‘o meu corpo está presente’. Esta união mente-corpo reforça ainda mais ligação ao presente. Esta constante referência ao presente pode parecer estranha, mas no quotidiano é raro que isso aconteça. Quantas vezes não estamos sentados à mesa ou com amigos enquanto o pensamento vagueia por questões passadas ou incertezas futuras? Pois…
Passo 5
Apesar da serenidade que possa estar a sentir, é natural que ganhe consciência de algum desconforto físico. Tensão no pescoço, ombros pesados… Para se libertar dessa tensão, ao inspirar pense, “estou consciente do meu corpo” e ao expirar “liberto a tensão do meu corpo”. Nesse momento vai sentir-se mais calma e descontraída. Sempre que estiver muito stressada, ansiosa ou irritável pode usar este recurso para descontrair.
A modalidade
Segundo Cristina Senra, master trainer do Holmes Place, com o ioga sentirá benefícios a longo prazo. Este tipo de exercício torna-se muito mais aliciante se for orientado por um profissional, que a guie e alie às técnicas de respiração outros desafios maiores. Para isso nada melhor do que praticar ioga, uma filosofia de vida que trabalha em perfeita harmonia a mente, o espírito e o corpo. A prova da sua eficácia está nos seus 5 000 anos de história. Mas não precisará de esperar tantos anos para sentir diferenças no seu bem estar físico e mental, pois o ioga alonga e tonifica o corpo e automatiza técnicas de respiração e relaxamento que vão aumentar a sua qualidade de vida. Além disso, com o tempo ganhará autonomia, podendo praticar em grupo, sozinha, em qualquer lugar ou simplesmente quando lhe apetecer.