O Dia Internacional da Mulher aproxima-se e a associação WomenWinWin quer comemorá-lo com conversas inspiradoras. Nesse sentido, organizam o ciclo de conferências de empreendedorismo no feminino WE TALK, onde empresárias que são referência no seu setor de atividade irão partilhar o seu percurso no mundo dos negócios. A primeira é já na manhã de dia 22 de março e contará com Fernanda Freitas, fundadora e CEO da Eixo Norte Sul, e com Sara do Ó, CEO e partner do Grupo Your.
Maria José Amich, fundadora e presidente desta associação, falou-nos das We Talks, do que vamos poder ver já este mês e que outras iniciativas a associação tem já preparadas ainda para este ano.
Como surgiu a ideia deste ciclo de conferências? Que objectivos pretendem atingir?
Com base no sucesso do evento Empowerment Day by WomenWinWin, que realizamos em 2016, e que reuniu a mais de 450 mulheres durante um dia com o objetivo de promover o conhecimento empresarial, a partilha de experiências e o networking, decidimos, em 2018, implementar o primeiro ciclo WE TALK by WomenWinWin. Trata-se de um ciclo de eventos presenciais em que mulheres empreendedoras e empresárias, consideradas modelos de referência no seu setor de atividade, serão convidadas a partilhar a sua história como empreendedoras e o seu trajeto a frente do negócio.
O principal objetivo deste ciclo é impulsionar a aprendizagem e inspiração das atuais e futuras mulheres empreendedoras através da divulgação de casos de sucesso, mas também da partilha de experiências nas quais ultrapassar obstáculos e aceitar desafios, e até o fracasso, fazem parte da aprendizagem e da evolução como empreendedora.
Os objetivos podem resumir-se no acrónimo SILE:
S (Share) – Proporcionar a partilha de casos de sucesso, de experiências e boas práticas.
I (Inspire) – Apresentar casos reais que mostram como – através do mindset orientado ao empreendedorismo- é possível superar obstáculos e construir um modelo de negócio e de vida com sucesso.
L (Learn) – Promover o conhecimento na gestão e liderança do negócio, a aceitação dos desafios e até do fracasso como formas de aprendizagem e evolução.
E (Empower) – Motivar e reforçar a confiança das mulheres para descobrir os seus talentos, as levar a acreditar e as mobilizar a concretizar os seus sonhos.
De que forma o ciclo WE TALK se enquadra na actividade da WomenWinWin?
A WomenWinWin é uma associação sem fins lucrativos que tem como missão criar um ecossistema que incentive o desenvolvimento e fortalecimento do empreendorismo e a liderança feminina. Queremos ser reconhecidos como a comunidade de referência de, e, para as mulheres empreendedoras em Portugal que, através da colaboração, partilha de conhecimento e desenvolvimento de competências, contribui para um impacto positivo na sociedade e no meio empresarial.Na WomenWinWin, acreditamos que apoiar o empreendedorismo feminino não é unicamente uma questão de equidade social, mas é também, e sobretudo, uma questão económica, a de promover uma reserva empresarial com grande potencial que ainda está por explorar e que, incentivada e apoiada corretamente, poderá ser um grande contributo para o crescimento económico e a criação de emprego.
Acompanhamos também a tendência digital do mundo empresarial e criamos a primeira comunidade online de mulheres empreendedoras, com mais de 3000 membros registados. Possibilitamos o contato entre mulheres empreendedoras e empresárias assim como promovemos os seus negócios através da plataforma online www.womenwinwin.com e em eventos presenciais de networking.
Através de palestras e do Programa de Business Mentoring, a associação contribui na capacitação de mulheres em fase de start up ou no leme de empresas em fase de crescimento, com foco no seu desenvolvimento pessoal e de negócio.
Também promovemos a notoriedade do empreendedorismo feminino através da divulgação de notícias sobre negócios fundados e liderados por mulheres, tanto na plataforma womenwinwin.com como nas redes sociais da WomenWinWin.
E, no âmbito do projeto europeu Women Angels for Europe’s Entrepreneurs, promovemos o interesse e a capacitação de mulheres que queiram se tornar Business Angels e assim proporcionar oportunidades de canalizar investimento em start ups fundadas por mulheres.
Qual o programa previsto?
O ciclo inclui 7 eventos por ano, sendo o primeiro já no dia 22 de Março, com a Fernanda Freitas, fundadora e CEO da Eixo Norte Sul, e a Sara do Ô, co-fundadora e partner do Grupo Your.
Os eventos terão lugar em Lisboa, no Auditório de Abreu Advogados, ao pé da estação Santa Apolónia. Começam as 8.30 da manhã e terminam aproximadamente pelas 10. Incluem um pequeno almoço de networking e a seguir começamos com as WE TALKS de duas empreendedoras, à semelhança das Ted Talk, cada uma com 15 minutos. A seguir, continuamos com um espaço de debate, perguntas e respostas. Pretendemos, num ambiente descontraído e informal, estimular a interação e partilha de todas as participantes e atingir os objetivos SILE.
Que outras iniciativas têm pensadas? O que se poderá seguir?
Temos ainda duas iniciativas importantes este ano:
- A Women Angels for Europe’s Entrepreneurs, um projeto que envolve várias iniciativas, como um trabalho de investigação para entender as barreiras e motivações para se tornar uma Business Angel na Europa; um workshop orientado a capacitar mulheres Business Angels, com o objetivo de proporcionar oportunidades para canalizar investimento em start ups fundadas por mulheres; um workshop orientado a capacitar mulheres empreendedoras nas técnicas de pitch na fase de levantamento de capital semente, e a organização de um evento de pitch para mulheres empreendedoras. Esta iniciativa insere-se no projeto WA4E, co-financiado pela Comissão Europeia e liderado pelo consórcio Business Angel Europe
- Programa Business Mentoring, um programa que visa contribuir para a capacitação de mulheres em fase de start up ou ao leme de empresas em fase de crescimento, com foco no seu desenvolvimento pessoal e de negócio. Tem duração de um ano e conta com o apoio do Entrepreneurial Mindset Profile do Eckerd College Leadership Institute e com a colaboração de especialistas reconhecidos de grande prestígio na área de Business Mentoring, como David Clutterbuck e Gaby Marcon. Pode saber mais sobre esta iniciativa aqui.