Women(dot)Business oferece mentoria para mulheres da região do Porto que tenham empresas tech

A Women(dot)Business apresenta um programa de mentoria para mulheres da região do Porto que tenham empresas tech. As inscrições estão abertas até dia 23 de Abril e o programa arranca a 2 de maio.

Inês Santos Silva é fundadora e diretora executiva da Aliados Consulting e co-fundadora da comunidade Portuguese Women in Tech.

É mulher, tem uma empresa tecnológica criada há menos de seis anos e é da região do Porto? Então a mais recente iniciativa da Women(dot)Business pode ser indicada para si. No âmbito do projeto da empreendedora Inês Santos Silva (também fundadora da Portuguese Women in Tech – PWIT, comunidade que tem trabalhado para aumentar a representatividade feminina na área tecnológica), acaba de ser anunciado um programa de mentoria de pares que pretende funcionar como uma rede de apoio e partilha, promovendo a capacitação de mulheres empreendedoras e acelerando o desenvolvimento dos seus negócios.
A “Women(dot)Business – Peer-to-Peer Mentorship”, iniciativa apoiada pela Convocatória Aberta para a Inovação e Transição Digital do Município do Porto, pretende, a cada três semanas, reunir presencialmente um grupo de mulheres com empresas na área tecnológica, facilitando a partilha de conhecimento e o acesso a informação e oportunidades. Para serem elegíveis têm de ser da região do Porto e ter uma empresa a operar neste setor há seis ou menos anos. As sessões de partilha em grupo podem durar entre 90 minutos a três horas e pretendem acelerar a jornada de cada uma das participantes e serão facilitadas por um executive coach. Para além das reuniões periódicas, a iniciativa – a arrancar a 2 de maio – disponibilizará ainda acesso a workshops e masterclasses (conduzidos por empreendedores e CEO conceituados, nacionais e estrangeiros) e a uma rede alargada de contactos de negócio, com o objetivo de promover parcerias e investimento.
“Desde que criei a Women(dot)Business, há cerca de um ano, tenho estado ainda mais consciente acerca das dificuldades que as mulheres enfrentam no caminho do empreendedorismo. Mostrar que não estão sozinhas, proporcionar o contacto com role models e pares, e criar uma rede de suporte e de partilha, têm uma importância que por vezes subestimamos. É nesse sentido que lanço este novo projeto de mentoria, com a expectativa de promover um espaço a que estas mulheres possam sempre recorrer e onde não faltem ingredientes como inspiração e motivação para quem se lança neste caminho sinuoso. Em conjunto, acredito que iremos chegar a um patamar mais justo e mais inclusivo; a um patamar benéfico para todos”, explica, em comunicado, Inês Santos Silva.

As inscrições para a “Women(dot)Business – Peer-to-Peer Mentorship” estão abertas até ao dia 23 de abril em www.womendotbusiness.com. O programa terá um custo anual de 50€.

 

Women(dot)Business

Anualmente, as grandes empresas gastam milhares de milhões de euros na aquisição de produtos e serviços. No entanto, os negócios detidos por mulheres representam apenas 1% do valor total despendido, segundo as Nações Unidas; isto apesar de, segundo o Banco Mundial, 35% das PMEs a nível global serem detidas por mulheres. O projeto Women(dot)Business surge,  em março de 2022, impulsionado pelaa empreendedora Inês Santos Silva, com o objetivo de aumentar essa percentagem e diminuir o fosso económico entre homens e mulheres. Uma das suas vertentes principais é a disponibilização a empresas, fundações e municípios de uma base de dados de negócios detidos por mulheres, contribuindo para o crescimento dos mesmos e proporcionando oportunidades de compras corporativas mais diversas e inclusivas.

 

Conheça a melhor resolução de Inês Santos Silva.

Parceiros Premium
Parceiros