Vanessa Loureiro, uma historiadora rendida ao mundo corporativo

Licenciada em História, começou a carreira nesta área, mas rapidamente se deixou seduzir pelo mundo corporativo. A administradora não executiva da Efacec é uma das oradoras da 1.ª Grande Conferência Liderança Feminina Porto, a 9 de maio.

Vanessa Loureiro é administradora não executiva da Efacec.

Vanessa Loureiro iniciou a sua carreira em 2004 como coordenadora técnica e financeira de projetos multidisciplinares no Ministério da Cultura. Mais tarde, assumiu a posição de consultora sénior na Capgemini Consulting Portugal ocupando, posteriormente, os cargos de administradora executiva e de responsável pelos serviços de consultoria da empresa. Paralelamente, Vanessa Loureiro foi ainda professora convidada na Porto Business School, em 2012, no curso Execução Estratégica, no módulo de Processos e Estratégias de Negócio.

Em 2015, assume a posição de Gestora Sénior de estratégia de consultoria na AT Kearney e inicia também a sua carreira na Efacec, como Responsável do Planeamento Estratégico e Melhoria Contínua, assumindo a liderança do programa de transformação da empresa Efacec2020. Desde 2017, ocupa a posição de membro não executivo do Conselho de Administração da empresa, sendo responsável pelo pelouro de Sistemas de Informação. Atualmente, é também membro da administração do Banco BIC Português e da Santoro Finance.

A executiva é licenciada em História pela Universidade Nova de Lisboa, sendo Doutorada em História pela Université de Paris I – Panthèon Sorbonne. Com um diversificado percurso académico e profissional, complementou a sua formação com uma MBA em Gestão de Negócio pelas universidades Católica e Nova de Lisboa e com um mestrado em Finanças, também pela Universidade Católica. Possui também o nível C do programa Serviços Bancários e Financeiros, pelo Instituto de Formação Bancária, o curso de Gestão Empresarial para Membros Não Executivos, pelo Instituto Português de Corporate Governance, e o curso de Regulação Geral de Proteção de Dados, pelo Instituto de Formação Bancária.

Vanessa Loureiro vai participar na mesa redonda Como Chegar ao Topo, com Raquel Seabra, Paula Dias e Soledade Carvalho Duarte.

Conheça o programa e os oradores e garanta o seu lugar aqui.

 

GRANDE CONFERÊNCIA LIDERANÇA FEMININA PORTO

9h00 | Abertura

Isabel Canha, diretora do Executiva.pt

9h10 | Debate  Liderança feminina, perspetiva internacional

Ramon O’Callaghan, dean da Porto Business School

Nathalie Risacher, senior country manager da Natixis

9h40 | Mesa redonda Como chegar ao topo

Raquel Seabra, administradora da Sogrape

Vanessa Loureiro, administradora não executiva da EFACEC

Paula Dias, CEO Elastomer Solutions

Soledade Carvalho Duarte, managing partner da Invesco Transearch (moderadora)

10h45| Intervalo

11h15| Mesa redonda Lições de liderança

Susana Coerver, global marketing and communication director da Parfois

Regina Alves, empresária/franchisada da McDonald’s

Virginia Abreu, CEO da Crispim Abreu

Ana Salomé Martins, diretora de Pessoas e Comunicação da Nors

Margarida Pedrosa, diretora geral da MBA Consultores e fundadora do Club Women in Business da PBS (moderadora)

12h15 |Três gestoras à conversa sobre liderança feminina

Maria Antónia Torres, partner da PwC Portugal, Cabo Verde e Angola

Marta Araújo, CEO da Castelbel

Gabriela Castro, head of strategic business development da Sonae MC

13h00 | Final

 

Não perca esta oportunidade de escutar 12 executivas de topo sobre os desafios que enfrentam enquanto líderes. Garanta o seu lugar aqui.