helena Botelho, PSA Group
Helena Botelho trabalha há 18 anos na indústria automóvel, sendo atualmente diretora financeira do Grupo PSA no Reino Unido. Já trabalhou em França, Portugal, Espanha e Croácia, e foi precisamente este último país que constituiu o seu maior desafio.
A autora e apresentadora do programa Imagens de Marca, da Sic Notícias, é também empresária, fundadora da produtora I'm in Motion, entre outras atividades e responsabilidades. O estado de exaustão a que chegou obrigou-a a mudar. Agora que está de regresso ao trabalho, partilha com as leitoras da Executiva como aqui chegou, o que fez e o que mudou.
A administradora das áreas de Business Development, Subcontratação e Recursos Humanos da Luís Simões, revela qual foi momento mais desafiante da sua vida profissional, que a forçou a sair da sua zona de conforto.
Catarina Heleno, Executive Education Manager da AESE Business School, fala-nos da fase mais desafiante da sua carreira: a mudança para Barcelona, onde integrou os quadros daquela que é considerada a melhor escola do mundo em formação executiva, a IESE Business School.
A reprovação inesperada logo no primeiro semestre do 2º ano de Medicina levou Catarina Forra a sair de Portugal para repensar a sua vida nas paisagens verdes da Irlanda. Acabou por só conseguir trabalho no turno da noite de uma fábrica de carne congelada, mas o que ali aprendeu sobre o potencial transformador do erro mudou-a para sempre.
Para assinalar o 30.º aniversário da Exame, o seu diretor, Tiago Freire, convidou os antigos diretores a recordarem os seus tempos à frente da publicação. Isabel Canha, co-fundadora e diretora da Executiva, abriu o seu coração. Eis o seu testemunho.
Filipa Martins, diretora geral do SAPO, trabalha há mais de 15 anos na área de media digital e esteve presente num dos momentos mais importantes e desafiantes da vida da empresa - a reestruturação do SAPO.
Investigadora na área da biotecnologia durante a manhã, esta engenheira química dedica as tardes à sua loja de vinhos, a Wines 9297. Há cinco anos conseguiu juntar estas duas paixões e vai despertando a paixão pelo vinho a quem visita a sua loja.
Marta Araújo, administradora executiva da Castelbel, fez o doutoramento com o sonho de uma carreira académica. Porém, acabou por aceitar um desafio que a tirou da zona de conforto e a fez seguir uma carreira que nunca tinha equacionado.
Pediu emprestado o termo Failurist a dois amigos (“ironicamente dois primos gregos”) e acrescentou-lhe a palavra World para mostrar que o tema é global e que ninguém está a salvo de falhar. E fundou o World Failurists Congress, em finais de 2012, depois de ficar sem emprego.
É account na HiMedia há cinco anos e gosta do que faz. Mas tem pedacinhos do coração espalhados pela Índia, Camboja, por todos os lugares onde há crianças a precisar de ajuda. O seu grande sonho é dedicar a sua vida ao voluntariado.