O músico, produtor e compositor Renato Júnior trabalha com alguns dos melhores artistas nacionais. Este mês, junta no palco do Teatro Maria Matos em Lisboa algumas das melhores vozes femininas da actualidade, assinalando o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Foi o pretexto para conhecer as mulheres que mais marcaram a sua vida.
Anna Jørgensen
Filha de pais estrangeiros que se fixaram em Portugal em 1988, Anna Jørgensen nasceu em Lisboa, cresceu no Alentejo, estudou na Dinamarca, e está de volta "a casa" para dar continuidade a Cortes de Cima, o negócio criado pelos pais.
Arquiteta de formação, a fundadora e CEO do atelier Wonderstudio conta que lançar uma empresa, sem ter formação e experiência de gestão foi uma dificuldade para uma pessoa com uma base criativa. Hoje outro desafio perspectiva-se no horizonte.
Alexandra Reis conta com 25 anos de experiência profissional, 17 dos quais na Tabaqueira. Na subsidiária portuguesa do Grupo Philip Morris International (PMI) viveu recentemente o seu maior desafio, num momento de inovação e de viragem da indústria.
Com 15 anos de experiência em comunicação empresarial, a senior account manager da Lewis é uma dedicada apicultora e militante da conservação das espécies de aves, presidindo também à Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves.
helena Botelho, PSA Group
Helena Botelho trabalha há 18 anos na indústria automóvel, sendo atualmente diretora financeira do Grupo PSA no Reino Unido. Já trabalhou em França, Portugal, Espanha e Croácia, e foi precisamente este último país que constituiu o seu maior desafio.
A autora e apresentadora do programa Imagens de Marca, da Sic Notícias, é também empresária, fundadora da produtora I'm in Motion, entre outras atividades e responsabilidades. O estado de exaustão a que chegou obrigou-a a mudar. Agora que está de regresso ao trabalho, partilha com as leitoras da Executiva como aqui chegou, o que fez e o que mudou.
Em menina, Carla Lopes sonhava ser bailarina, médica ou atriz. Nenhuma criança sonha trabalhar em seguros. Mas ela ingressou por essa via profissional e não se arrepende. Aprendeu a gostar do que faz e não pretende desperdiçar o investimento de duas décadas.
A administradora das áreas de Business Development, Subcontratação e Recursos Humanos da Luís Simões, revela qual foi momento mais desafiante da sua vida profissional, que a forçou a sair da sua zona de conforto.
Catarina Heleno, Executive Education Manager da AESE Business School, fala-nos da fase mais desafiante da sua carreira: a mudança para Barcelona, onde integrou os quadros daquela que é considerada a melhor escola do mundo em formação executiva, a IESE Business School.
A reprovação inesperada logo no primeiro semestre do 2º ano de Medicina levou Catarina Forra a sair de Portugal para repensar a sua vida nas paisagens verdes da Irlanda. Acabou por só conseguir trabalho no turno da noite de uma fábrica de carne congelada, mas o que ali aprendeu sobre o potencial transformador do erro mudou-a para sempre.
Para assinalar o 30.º aniversário da Exame, o seu diretor, Tiago Freire, convidou os antigos diretores a recordarem os seus tempos à frente da publicação. Isabel Canha, co-fundadora e diretora da Executiva, abriu o seu coração. Eis o seu testemunho.
Filipa Martins, diretora geral do SAPO, trabalha há mais de 15 anos na área de media digital e esteve presente num dos momentos mais importantes e desafiantes da vida da empresa - a reestruturação do SAPO.
Investigadora na área da biotecnologia durante a manhã, esta engenheira química dedica as tardes à sua loja de vinhos, a Wines 9297. Há cinco anos conseguiu juntar estas duas paixões e vai despertando a paixão pelo vinho a quem visita a sua loja.
Marta Araújo, administradora executiva da Castelbel, fez o doutoramento com o sonho de uma carreira académica. Porém, acabou por aceitar um desafio que a tirou da zona de conforto e a fez seguir uma carreira que nunca tinha equacionado.
Parceiros Premium
Parceiros