Lidera a auditoria da PwC em Portugal e a gestão de pessoas é a parte mais desafiante das suas funções — são cerca de 600 colaboradores no nosso país, em Angola e Cabo Verde. Mas ainda é no trabalho de auditoria, com os clientes, que Ana Lopes mais gosta de estar, quase 29 anos depois de ter entrado para esta grande consultora.
Carla Rebelo
A diretora geral da Adecco começou a trabalhar aos 16 anos e aos 19 já era chefe de contabilidade numa empresa da Nestlé. A determinação e a vontade constante de aprender explicam a sua carreira: sete empresas, três países, dez formações.
Neta do fundador da Janz, Contadores de Energia, Teresa Janz soube conquistar o seu lugar na empresa e no associativismo, quando as mulheres rareavam nesses circulos. Foi sozinha para África aos 20 anos, chegou a conduzir uma BMW 650 e pôs o marido a partilhar tarefas domésticas para que ambos se pudessem dedicar à carreira. Esta entrevista foi concedida para o livro "Memórias de Executivas".
Economista e professora, foi a primeira mulher nos quadros técnicos do Banco do Portugal, num tempo em que muitas carreiras eram ainda vedadas às mulheres. No dia em que é publicado o seu mais recente livro, "Uma Certa Forma de Vida", recordamos a entrevista concedida por Helena Sacadura Cabral para o livro "Memórias de Executivas".
A secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade tem uma carreira feita a lidar com as questões da igualdade. Diz que nunca foi vítima de discriminação, mas reconhece que ainda há muito por fazer e está pronta a dar o seu contributo. Catarina Marcelino vai encerrar a Conferência Liderança Feminina, no dia 24 de novembro, na Universidade Católica Portuguesa.
Habituada a lidar com realidades complexas, Paula Brito Silva é uma gestora ávida de mudança, que tem deixado marca nas diferentes áreas por onde passou. Assumindo as rédeas da Direção de Marketing da José de Mello Saúde, onde se sagrou Marketeer do Ano em 2015, a executiva faz-se valer do rigor até no discurso, preferindo conjugar os sucessos no plural e falar de paridade de género, em vez de igualdade.
Filipa Caldeira, Fullsix
A CEO da Fullsix Iberia tem um percurso notável e com pormenores curiosos: as três multinacionais onde trabalhou tiveram sede num mesmo edifício, em Oeiras. A última é a agência de marketing e publicidade Fullsix, recentemente adquirida pela Havas. O marketing e as marcas orientaram este trajeto.
Na véspera de se ouvirem os primeiros acordes deste mítico festival de verão, conversámos com Karla Campos, a sua mentora e organizadora. Uma luso-brasileira especialista em festivais que “provocam novas experiências e emoções”.
A cadeia de origem espanhola tem quase 400 hotéis em 29 países, e planos para mais. Tem 220 milhões para investir até 2917 na compras de novas unidades, e reformulação e reposicionamento das atuais. Victoria Blazquez, diretora de Operações Centro Espanha e Portugal fala-nos sobre a estratégia do Grupo.