Entre o passeio matinal com o cão Chloe e o jantar em família, há muitas reuniões e encontros de negócio, sempre privilegiando o contacto com a equipa. Assim é um dia típico na vida da diretora-geral da farmacêutica Perrigo Portugal.
Para Michelle Obama, nem sempre é suficiente ser mais assertiva e determinada na luta pela progressão profissional feminina, a estratégia defendida por Sheryl Sandberg no seu bestseller, 'Lean In'. E um estudo recente parece dar-lhe razão. Mas a verdade é que Sandberg nunca disse que a responsabilidade era unicamente das mulheres...
O "3 em linha - Programa para a Conciliação da Vida Profissional, Pessoal e Familiar” foi apresentado pelo Governo, esta quarta-feira e avança com 33 propostas, que incluem a criação de um banco de horas para pais com filhos menores de 12 anos, o alargamento da licença parental inicial exclusiva do pai, a majoração do abono de família ou o incentivo ao teletrabalho.
Começaram na fotografia, mas hoje apostam em soluções integradas de managed print services e até em robótica de serviço. A busca pela inovação tecnológica é uma marca constante desta empresa familiar, que comemora 70 anos de vida em 2018, o mesmo ano em que Ana Cantinho assumiu a sua liderança.
Dirige um tesouro bem conhecido dos fãs que vêm de todo o mundo para se deslumbrar com o hotel de 5 estrelas com um restaurante com duas estrelas Michelin. Mais do que um negócio, é uma paixão de família. Para a empresária alemã, Portugal é o seu país adoptivo.
As exportações do setor agroalimentar aumentaram cerca de 10% nos últimos dois anos. Para estimular ainda mais este apetite pelos produtos portugueses, Deolinda Silva, diretora executiva da PortugalFoods, defende a aposta na inovação e o aumento da visibilidade dos nossos produtos de excelência.
O grupo EDP quer recrutar mais mulheres para áreas técnicas, incentivar as raparigas a optar por cursos STEM e aposta em medidas que deem, a ambos os géneros, uma melhor conciliação entre família e carreira. Um pacote de iniciativas que já foram premiadas e que tornam a EDP numa Empresa Familiarmente Responsável.
De militar da Marinha a instrutora de ioga, Teresa Emídio Viana encontrou nesta disciplina uma forma de mudar a vida das pessoas. Ao mesmo tempo que dava aulas de ioga a Nani, em Manchester, acompanhava, em Lisboa, a sua primeira aluna com cancro. O que a motiva é "ser útil, seja em que vertente for".
Literacia Digital para o Mercado de Trabalho é o projeto desenvolvido pela professora do Instituto Politécnico de Santarém, que está a ministrar formação profissional adaptada a 11 jovens com um grau de incapacidade a 60%.
É a primeira vez que este prestigiado prémio distingue um cientista português, o que só por si é um motivo de orgulho para Maria Mota. Mas esta distinção implica também a atribuição de 150 mil euros, que vão permitir à cientista portuguesa explorar novas ideias com o seu grupo de investigação da malária.
Investigadora na área da biotecnologia durante a manhã, esta engenheira química dedica as tardes à sua loja de vinhos, a Wines 9297. Há cinco anos conseguiu juntar estas duas paixões e vai despertando a paixão pelo vinho a quem visita a sua loja.
Chamam-lhe a rainha do retalho no Brasil e a sua rede de lojas, Magazine Luiza, já foi case study em Harvard. Foi sob a sua liderança que o negócio familiar de lojas de eletrodomésticos se tornou numa gigantesca rede comercial espalhada pelo Brasil. Conversámos com Luiza Trajano sobre os segredos do seu sucesso, liderança feminina e a mentalidade empreendedora.
Queria ser historiadora de Arte, mas acabou na engenharia informática. Diana Moutela trabalha há 12 anos na PwC de Nova Iorque, onde hoje dirige o Financial Crimes Unit, aliando a informática à investigação. Entretanto, precisou ganhar outro tipo de competências. "É preciso ser muito assertivo, ou as pessoas não nos levam a sério."
The Girls on the Road
Fernanda Moura e Taciana Mello são as Girls on the Road, projeto que correu mundo e entrevistou mais de 300 mulheres, exemplos inspiradores de empreendedorismo. Vieram à TEDxFCT-UNL falar dos números globais da participação feminina no mercado de trabalho e nos negócios — e sobre a riqueza que poderiam trazer, se existisse mais igualdade.