Sofia Vaz Pires assume Direção Executiva de Marketing e Operações da Microsoft Portugal

Com mais de 20 anos de carreira, o último à frente da Ericsson em Portugal, Sofia Vaz Pires será responsável pela gestão da implementação da estratégia comercial da Microsoft e pelos seus produtos e serviços no mercado português, junto dos diferentes públicos.

Sofia Vaz Pires é diretora executiva de Marketing e Operações da Microsoft Portugal.

A Microsoft Portugal contratou Sofia Vaz Pires como Diretora Executiva de Marketing e Operações. A profissional conta com uma vasta experiência em cargos de liderança locais, regionais e globais, em áreas como Vendas, Parcerias, Marketing, Estratégia, Operações e Direção-Geral, em empresas de referência no setor de tecnologia e telecomunicações. Com mais de duas décadas de experiência profissional, a executiva será responsável pela gestão da implementação da estratégia comercial da Microsoft e pelos seus produtos e serviços no mercado português, junto dos diferentes públicos.

No último ano, Sofia Vaz Pires foi presidente executiva da Ericsson Portugal. Anteriormente, acumulou diferentes cargos de liderança em várias empresas, funções e geografias, nomeadamente em Espanha, Reino Unido e América Latina. Ao longo de quase uma década no estrangeiro, Sofia Vaz Pires integrou a sede mundial do grupo BT (anteriormente British Telecom), onde chegou a assumir o cargo de Chefe de Operações (COO) para a região da América Latina. Anos mais tarde viria a ocupar o cargo de vice-presidente para a região da Europa e Médio Oriente. Em 2017, fez carreira na multinacional japonesa Ricoh como vice-presidente mundial das áreas de Novos Negócios e Vendas. Regressada a Portugal, em 2020, ocupou uma posição de direção na NOS SGPS antes de regressar à empresa na qual iniciara o seu percurso profissional.

Licenciada em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico, Sofia Vaz Pires tem um MBA pela ESADE Business School e um curso em Leadership Management pela Cornell University. Em 2017, foi reconhecida como uma das 40 líderes empresariais mais promissoras de Portugal com menos de 40 anos, uma iniciativa do Jornal Expresso, Fórum de Administradores e Gestores de Empresas (FAE), Ministério da Economia, entre outras entidades.

Leia mais sobre Sofia Vaz Pires

Leia mais artigos sobre mulheres que mudam de funções

Parceiros Premium
Parceiros