Seja a sua própria Chief Financial Officer

Cada vez mais mulheres se preocupam com as suas finanças pessoais, procurando conhecer as melhores opções para gerir o seu património.

Seja realista mas também ambiciosa em relação aos seus objetivos financeiros.

Gerir sabiamente o seu património não só é possível como pode ser bastante estimulante e compensador: ao mudar certas rotinas e ganhar pequenos hábitos financeiros mais saudáveis está a dar o pontapé de partida para a construção do seu sucesso financeiro.

Saiba como tornar-se um exemplo a seguir também nos investimentos.

Automatize a gestão das suas finanças (pessoais)

A disciplina financeira traz grandes benefícios para a gestão do seu dinheiro. Comece por olhar para as suas contas com alguma atenção e coloque o seu plano financeiro em piloto automático, sem grande esforço. Pequenos passos como rever os seus padrões de gastos actuais, pagar as contas atempadamente e automatizar alguns dos pagamentos habituais ajudam a definir o seu orçamento mensal para despesas (e a fazer small spending victories) e obrigam-na a colocar de parte uma quantia para poupar ou construir um fundo de maneio para futuras contingências.

Abandone definitivamente os mitos financeiros que ainda existem na sua cabeça

Recapitulamos: os homens não investem necessariamente melhor que as mulheres, aliás há estudos internacionais da área financeira que demonstram inclusive o contrário. Não, as mulheres não são demasiado conservadoras para investir (e se em alguns casos o são, há soluções para todos os perfis de risco), ou precisam de mais educação financeira para investir (ambos os géneros precisam e de igual forma). Também não é verdade que só ganham segurança a investir quando têm ao seu lado um especialista financeiro (depende acima de tudo do estilo de investimento de cada um). Por último, temos o mito do gap salarial que afasta (supostamente) as mulheres do investimento. É inegável a sua existência mas a mesma não tem impedido as mulheres de serem excelentes aforradoras. Para além disso, é possível investir com pequenos montantes (e ir reforçando os investimentos à medida da disponibilidade financeira) e a partir do zero.

Se deixar o seu dinheiro (simplesmente) guardado nunca terá mais do que aquele que poupou. Na verdade terá menos ainda, pois quando deixa as suas poupanças paradas está a perder dinheiro.

Pense sobre isto: as suas poupanças não estão protegidas da inflação

Ainda acha que poupar é suficiente? Relembramos-lhe o seguinte: se deixar o seu dinheiro (simplesmente) guardado nunca terá mais dinheiro do que aquele que poupou. Na verdade terá menos ainda, pois quando deixa o dinheiro parado está a perder dinheiro. Ao optar simplesmente por poupar, sem investir, o dinheiro desvaloriza devido à inflação, que é, na prática, o aumento do nível dos preços dos bens e serviços.

Defina objetivos específicos para o seu dinheiro

Não ter aquilo que se quer é também consequência de não se saber exactamente o que se quer. Clarifique os seus objetivos, a curto e longo prazo, de acordo com os seus rendimentos e seja realista mas também ambiciosa na sua definição. “Think Big” é uma máxima que vale a pena guardar consigo.

Pratique os mantras do investimento

Diversificar (porque distribuir o dinheiro por soluções diferentes e níveis de risco distintos ajuda a garantir maior segurança), manter os custos baixos (dentro do possível, nas aplicações financeiras que escolhe), equilibrar o binómio risco/retorno (maior rentabilidade significa sempre maior risco para o seu capital) e procurar um especialista financeiro fiável (sólido, imparcial e que fale a sua linguagem para que não restem dúvidas no momento em que toma a decisão) devem ser sempre os seus pontos cardeais nos investimentos.

Uma self-made woman procura ter o controlo das suas finanças e não permite que sejam elas a controlar a sua vida.

Não permita que o tempo seja uma desculpa para tudo

“Não tenho tempo” é a desculpa que deve abandonar se procura ser eficaz também na gestão do seu dinheiro. Se dedicar algum tempo (que não será muito) a perceber mais sobre este assunto perceberá que é um importante investimento em si própria e é crucial, também no campo financeiro, tornar-se a autoridade máxima na sua vida, sem delegar estas decisões noutros. Alocar tempo, energia e recursos para determinados projectos é a receita para o sucesso.

O sucesso financeiro pode ter diferentes formas mas é garantido que não acontece de um dia para o outro. Por detrás de uma mulher bem-sucedida estão geralmente hábitos de planeamento, organização e controlo que acompanham a execução de um plano financeiro definido. Por outro lado, é indispensável a perseverança, a curiosidade inesgotável e a contínua vontade de aprender.

Uma self-made woman procura ter o controlo das suas finanças e não permite que sejam elas a controlar a sua vida. Faça o trabalho de casa e treine alguns exercícios antes de entrar em campo. Quando decidir entrar, não se esqueça de jogar para ganhar.