Sara do Ó: “Dizem que tivemos sorte! Tivemos foi muito trabalho!”

Fundou a Your aos 25 anos com Filipa Xavier de Basto e durante um ano trabalharam noite e dia para conquistar e fidelizar clientes. Hoje têm nove empresas e 150 colaboradores. No livro O Sucesso Não Cai do Céu, Sara do Ó conta como criou um grupo de empresas.

Sara do Ó, CEO e co-fundadora do Grupo Your.

Sara do Ó, licenciada em Controlo de Gestão, e Filipa Xavier de Basto, conheceram-se na KPMG, onde trabalhavam. A primeira a abraçar o projeto foi Sara, então com 25 anos, para se dedicar a quatro clientes que conquistara por recomendação de amigos e familiares. Escassos meses depois, juntou-se-lhe Filipa. Com a ajuda do pai de Sara e do marido de Filipa, duas pessoas, duas mesas, dois computadores e uma sala de 12 metros quadrados foi o suficiente para lançar, em 2006, um negócio de contabilidade e apoio à gestão a pensar nas PME.  

Da KPMG trouxeram a “capacidade de trabalho, o espírito de sacrifício”, e a determinação de revolucionar o mercado. Eram jovens, mulheres e optaram por um posicionamento disruptivo das tradicionais empresas de contabilidade, ao escolherem um logótipo cor-de-rosa choque para competir no mundo acentuadamente cinzento e masculino do setor.

Em 2011, a Your Office entrou no ranking das Empresa Gazela, da revista Exame, que avalia as empresas jovens com maior crescimento em Portugal, o que se revelou uma eficaz ferramenta de marketing pelo impulso que acrescentou. Para a expansão rápida contribuiu, também, o facto de um cliente lhes ter aberto a porta para conquistarem a conta da Vodafone.

Outro salto em frente foi dado em 2012, quando a Your começou a diversificar a sua área de atuação. Os clientes, que sentiam necessidade de outros serviços, pediam a recomendação de profissionais noutras áreas. Estava dado o mote para a criação do Grupo Your, que atualmente presta serviços especializados de apoio à gestão em nove áreas distintas. Assim, o cliente encontra num único local uma equipa multidisciplinar especializada nas áreas financeira, suporte, recursos humanos e apoio ao empreendedorismo. Todas as empresas sob a designação Your, que se apresenta como one stop shop, oferecendo uma solução integrada de suporte ao negócio dos seus clientes.

Doze anos decorridos, o Grupo Your é detido por cinco sócios, tem um volume de negócios de cerca de cinco milhões de euros, e ocupa um escritório de mais de 500 metros quadrados no Espaço Amoreiras,além de outros escritórios em Lisboa, Porto, Cascais, Luanda e, em breve, Braga, Faro e Setúbal. Os quatro clientes iniciais ainda se mantêm na empresa, juntando-se a cerca de outros 1800. Um percurso de que Sara do Ó se orgulha, sobretudo por o Grupo Your ter sido considerado uma das Melhores Empresas para Trabalhar e ter como horizonte um projeto de responsabilidade social que começa a ser uma realidade. 

Leia a entrevista com Sara do Ó no livro O Sucesso Não Cai do Céu, de Isabel Canha e Maria Serina. Compre-o aqui.