Sandra Correia e Rosely Cruz são “Empreendedoras por natureza”

Este é o título do livro que conta as histórias de duas empresárias que adoram "fazer acontecer": a portuguesa Sandra Correia, fundadora da Pelcor, do Women's Club e do projeto de mentoria #oamorexiste, e a luso-brasileira Rosely Cruz, advogada, business angel e empreendedora em série.

Foi a paixão pelo empreendedorismo e pelas causas femininas que juntou estas duas mulheres de lados opostos do Atlântico: a portuguesa Sandra Isabel Correia e a brasileira Rosely Cruz. Estes pontos em comum resultaram também num livro, em que a história de ambas é contada a duas vozes: “Empreendedoras por natureza”, editado pela Pontos de Vista. Depois do lançamento em Portugal, que aconteceu o mês passado, o livro viaja hoje para Cabo Verde, onde será apresentado num evento que conta com a presença de Sandra Correia e da jornalista Julieta Tavares e que se integra na Semana Global de Empreendedorismo. “Vamos falar sobre este livro e a inspiração que ele pode trazer para as vossas vidas com a minha história e a da Rose; vou falar de empreendedorismo, sonhos, empoderamento feminino e Amor”, conta a empreendedora portuguesa.

Sandra Correia é um dos nomes mais conhecidos do empreendedorismo feminino em Portugal. Terceira geração de uma empresa familiar da indústria corticeira, meio esmagadoramente masculino, criou a sua própria marca, a Pelcor, inovando no design e produção de acessórios de moda em pele de cortiça, bem como na redefinição do conceito deste material sustentável, que passou a inscrever-se também dentro das tendências de moda. Internacionalizou a marca nos EUA, foi eleita a melhor empreendedora da Europa, em 2011, e representou Portugal na cimeira “A New Beggining: Entrepreneurship and Business Inovation”, criada pelo presidente Barack Obama. Mais recentemente, criou o movimento Women’s Club e o projeto #oamorexiste, onde se dedica à mentoria. “Sandra não tem veia para o negócio; Sandra é negócio”, escreve sobre ela a jornalista Catarina Marques Rodrigues, autora dos textos que, neste livro, contam a história da empreendedora algarvia.

A outra metade desta biografia a duas vozes é a luso-brasileira Rosely Cruz, advogada formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, business angel e empreendedora em série. Natural de Campinas (São Paulo), destacou-se logo no início do milénio como jovem profissional na área da advocacia, guiada pela sua filosofia do “newlaw”, focada no cliente e na inovação nos negócios, que aplica no escritório de advogados que fundou, o Rosely Cruz Sociedade de Advogados. Criou e preside ao IBAJUD (Instituto Brasileiro de Administração Judicial) e ao LENT (Laboratório de Empresas Nascentes). A nova fase do seu percurso profissional passa por Portugal, terra natal do pai, para onde traz novos projetos de negócios e iniciativas como a TEAR, uma plataforma com conteúdos que pretendem divulgar o empreendedorismo feminino, bem como ajudar a reduzir as desigualdades de género. Nesta iniciativa tem Sandra Correia como parceira em Portugal.

“Empreendedoras por natureza” é um livro que irá prender as fãs de biografias e de histórias de empreendedorismo, escrito num estilo jornalístico cativante — os textos sobre Rosely Cruz são também da autoria de um jornalista, o brasileiro Clayton Netz. Conta os começos de ambas, a infância e juventude, a forma como se lançaram nos negócios, os desafios que ultrapassaram e os projetos que criaram, os valores que as orientaram no prosseguimento dos seus negócios e que revelam muito da personalidade de duas mulheres que são referência no mundo empresarial.

 

“Empreendedoras por natureza”conta as histórias de Rosely Cruz e Sandra Correia.