Rock in Rio Academy quer inspirar executivos

A 4.ª edição da Rock in Rio Academy promete ser ainda mais inspiradora. Um dia passado na Cidade do Rock com o objetivo de perceber como adaptar o modelo de negócio e a experiência do Rock in Rio em qualquer empresa.

Agatha Arêas e Roberta Medina, do Rock in Rio, com Filipe Ferreira e Alexandre Real, da SFORI.

A Rock in Rio Academy assume-se como uma experiência de aprendizagem e não um dia de formação, o que faz toda a diferença. Num só dia, os participantes ficam a conhecer a história e o modelo de negócio do maior espetáculo de música e entretenimento do mundo e ouvem os seus principais executivos partilhar como se colocam novos e mais ambiciosos objetivos a cada edição e como se ultrapassam os inúmeros desafios e imprevistos que sempre surgem.

“Queremos partilhar o nosso modelo de negócio, dentro da Cidade do Rock para que os executivos vivam um pouco da experiência do RIR”, explicou Roberta Medina, vice-presidente executiva da empresa. Na 8.ª edição do Rock in Rio-Lisboa a Cidade do Rock transforma-se numa verdadeira Academia de gestão e empreendedorismo. Depois de duas edições no Brasil (2015 e 2017) e uma estreia em Lisboa (2016), que levou mais de 200 executivos ao Parque da Bela Vista, a Rock in Rio Academy está de regresso. Este programa de formação para executivos, realizado em parceria com a SFORI, tem como inspiração o modelo de negócio do maior evento de música e entretenimento do mundo, apresentando uma metodologia inovadora de living case experience.

Esta segunda edição da Rock in Rio Academy em Portugal tem como grande novidade o foco no propósito e em como proporcionar experiência únicas sem nunca perder a motivação do que está na origem do negócio. Para isso, basta a Roberta Medina contar a história da sua família e de como nasceu o RIR, e aos executivos, que ajudam a fazer desta organização um verdadeiro case study, a partilhar como se colocam novos e mais ambiciosos objetivos a cada edição e como se ultrapassam os inúmeros desafios e imprevistos.

“Em conjunto com os nossos parceiros da SFORI pensámos numa metodologia de educação executiva capaz de transformar o nosso trabalho em inspiração para os participantes, dentro de um ‘living case’ que ocorre no meio do festival. Para que os nossos valores e as nossas soluções sirvam de estímulo a novas ideias”, afirma Agatha Arêas, diretora de marketing do Rock in Rio.

E porque nem só de música se faz o Rock in Rio, dia 27 de junho o Parque da Bela Vista vai receber uma turma de executivos e uma equipa de experientes speakers que se apresentarão, ao longo do dia, partilhando o seu conhecimento e aprofundando temas como “Marketing com Propósito”, “Customer Experience” ou “Cultura Organizacional de Elevado Desempenho”.

Nesta 2.ª edição, a palavra-chave será “propósito” e os participantes terão a oportunidade de conhecer histórias, exemplos e aprofundar conceitos de gestão diretamente no local em que estes são colocados em prática. “Cada vez mais os consumidores se interessam pelos valores e pelas causas que uma empresa ou um produto defende. Uma marca destaca-se para o consumidor quando fala de um propósito, quando mostra o seu porquê antes de querer vender”, explica a diretora de marketing.

A SFORI aporta uma forte componente metodológica a esta formação, com integração de saberes e intervenções dinâmicas dos formadores após as diferentes exposições dos executivos do Rock in Rio. O alinhamento pedagógico conseguido, bem como a sua metodologia, garante um programa de elevado impacto, o qual é certificado pela DGERT, como horas de formação e desenvolvimento profissional.

Para Alexandre Real, co-founder da SFORI, “o Rock in Rio Academy é uma das formações experienciais mais disruptivas que existem em Portugal. Desde o contexto, à forma de passar conteúdos, tudo é diferente. O alinhamento visa proporcionar a interação entre os indivíduos, de forma natural, orgânica, positiva, abordando as questões organizacionais de uma maneira holística e integrada. Quem participar disfrutará de um ‘cocktail’ refrescante de novas tendências da gestão e um acesso privilegiado às boas práticas que fazem do Rock in Rio uma organização exemplar e de vanguarda que constantemente acrescenta valor à sociedade e a todos os stakeholders”.

Do programa do Rock in Rio Academy fazem parte conversas com Roberto Medina, o fundador e presidente do Rock in Rio, Roberta Medina, vice-presidente executiva do Rock in Rio, além do CEO e dos diretores das principais áreas da marca, e Filipe Ferreira e Alexandre Real, co-founders da SFORI. Serão, ainda, abordados conceitos modernos de Gestão, a partir de exemplos práticos suportados por relatos na primeira pessoa, traçando desta forma a trajetória de sucesso de um evento que dura já há mais de três décadas.

Segundo explica Filipe Ferreira, co-Founder e partner da SFORI, “a edição de 2018 vem reforçar ainda mais o carácter experiencial, realista e direto que a experiência de formação do Rock in Rio Academy proporciona aos participantes. As palestras terão um registo bastante ativo e visual, sendo complementadas por atividades que farão os participantes interagir diretamente com os oradores. Serão também utilizadas tecnologias e desenvolvidos alguns mini-cases que permitirão potenciar a experiência de aprendizagem, com base na análise em casos reais”.

Durante todo o dia, os executivos e empreendedores presentes na Cidade do Rock aprenderão a transformar sonhos em estratégias de negócio sólidas e bem definidas, assim como a tornar essas ações estratégicas em experiências, com o foco em aspetos tangíveis e intangíveis, procurando sempre a excelência no que se faz. Liderança, inovação e eficiência serão temas de destaque durante todo o dia, olhando para o caso do Rock in Rio como exemplo.

O Rock in Rio Academy realiza-se no dia 27 de junho, na Área VIP da Cidade do Rock, e os bilhetes já se encontram disponíveis em www.rockinrioacademy.pt.