Foi vítima de bullying, tendo utilizado essa experiência de vida para se tornar no primeiro português campeão do Mundo de Karate Shukokai e seguir a via do Empreendedorismo. Há 21 anos que Ricardo Teixeira é CEO de um grupo de empresas na área digital, que já venderam os seus serviços para mais de 15 países. E é o fundador do Programa Kiai Imparável, que visa ajudar, nos próximos 5 anos, 5 mil pessoas “a serem imparáveis”. Numa altura em que está a organizar o evento KiaiLive, em que também será orador, perguntámos quem são as mulheres que mais o marcaram ao longo da usa vida. Eis o seu testemunho:
“Parece um cliché , mas as mulheres que mais impactaram (e continuam) a minha vida são a minha Mãe (Belmira) e a minha mulher (Patrícia).
A minha mãe, Belmira Teixeira, pela sua grande força. Pois desde pequena que começou a trabalhar, tendo ido sozinha com apenas 16 anos para África, onde teve de aprender a enfrentar os desafios. A ela devo os meus valores de honestidade, integridade e de sacrifício. Lembro-me muito bem de a minha mãe estar na cozinha, sozinha, a cozinhar, para uma festa de uma Rádio muito famosa, milhares de salgados… E fazia cada salgado com a maior dedicação e sempre pela noite dentro, enquanto eu dormia em cima de 4 cadeiras. Enfrentou tempos muitos duros e soube sair sempre deles de forma vitoriosa.
A minha mulher, Patrícia Teixeira, que tem como característica um sorriso super contagioso. Ela tem sido um pilar enorme na minha vida e uma referência como pessoa e profissional. Ela, uma cientista bióloga, gosta sempre de fazer as coisas de forma correcta e perfeita. Generosa e devota das pessoas de que gosta, teve a capacidade de sair da sua zona de conforto e ir para uma área que não dominava, bem como um grupo com pessoas que não conhecia, gerando uma enorme quantidade de desafios. É diariamente uma referência para mim e um suporte importante para que eu esteja focado na minha alta performance diária.»