Como recuperar depois de perder uma promoção

Ficar para trás numa promoção pode parecer o fim do mundo. Saiba como reagir, transformando um acontecimento negativo numa oportunidade para o futuro.

Não desespere. Tente perceber o que falhou para que não volte a perder uma oportunidade.

Ser ultrapassada numa promoção pode ser extremamente desmotivante. Começar imediatamente a enviar currículos para outras empresas ou mesmo ficar tentada a apresentar a demissão antes de ter outro emprego assegurado são algumas das reações mais imediatas, mas não necessariamente as mais acertadas. Deixamos-lhe 4 estratégias para enfrentar este golpe de cabeça erguida e sem deixar que afete a sua carreira.

Controle as emoções

Para a maioria das pessoas, ser preterida numa promoção é difícil de digerir e, por isso, é totalmente natural ficar bastante aborrecida. Contudo, é fundamental evitar dizer ou fazer algo de cabeça quente, para não pôr em perigo a sua reputação ou até destruir uma imagem profissional que levou muito tempo a conseguir. Há que recuperar primeiro a serenidade. Procure focar-se no trabalho e não permita que contratempos deste tipo a distraiam ou prejudiquem o seu desempenho. Só quando sentir que já tem algum distanciamento para lidar com a situação deverá então analisar todos os factos para tentar perceber o que aconteceu.

Seja proativa e peça feedback

É tempo de recuperar o controlo e transformar uma experiência negativa numa potencial oportunidade de aprendizagem. Está fora de questão pedir aos seus colegas que lhe contem mais pormenores sobre o que aconteceu, bem como comparar-se com quem conseguiu o lugar que ambicionava.

A atitude mais profissional passa por falar diretamente com o seu chefe, ficando a saber não só o que deve melhorar, mas também de que forma as tomadas de decisão se processam na empresa. Esta atitude pode valer-lhe mais respeito da sua chefia, pois revela maturidade e profissionalismo. Ainda assim, se recear falar diretamente com o seu superior, pode optar por outro caminho. Torne mais visíveis as suas competências, partilhe mais ideias e sugestões nas reuniões e, sempre que se justifique, informe os seus superiores dos resultados que vai obtendo. Tornar-se mais visível na organização – e fora dela – é uma mais valia para progredir na carreira.

Encare o “não” como uma oportunidade 

Depois de perceber exatamente porque não conseguiu o lugar que ambicionava deve ser realista. Não há dúvida de que, por mais que queiramos que as promoções sejam dadas às pessoas mais talentosas, trabalhadoras e dedicadas, isso nem sempre se verifica.

Para perceber se as respostas que obteve foram verdadeiras ou se são apenas desculpas “esfarrapadas” por parte do seu chefe, deve escutá-las e ser sincera consigo acerca do seu desempenho. Experimente, em primeiro lugar, analisar aquilo que se passou nos “bastidores” e que provavelmente desconhecia, mas que agora sabe, e em seguida, descubra quais as áreas específicas que pode e deve melhorar para ter mais hipóteses no futuro.

Descubra qual o próximo passo

Se perder a promoção não foi uma inevitabilidade das políticas da empresa, é altura de refletir naquilo de que precisa para passar ao próximo nível se torne uma realidade. Para o conseguir, estabeleça uma meta temporal a si ou à empresa e comece a pensar em cenários alternativos. Pode acontecer, que por mais que se esforce a sua empresa a queira manter na função em que está, e se não é esse o seu objetivo de carreira, é prudente ter em consideração um “plano B”, neste caso, uma possível saída. Acima de tudo, confie no seu instinto.