Raul de Orofino leva teatro ao domicílio online

Em época de distanciamento social, se não pode ir ao teatro, o teatro empresarial vai até à sua casa. Com muito humor, o autor, ator e palestrante Raul de Orofino mostra como ser mais flexível e abraçar a mudança, com "A verdadeira história do lobo mau".

Raul de Orofino é ator e palestrante.

No ano em que completa 30 anos do projeto “Teatro ao Domicílio”, Raul de Orofino estreia o novo formato Teatro ao Domicílio online. A ideia surgiu para dar resposta aos desafios que todos os profissionais enfrentam, o de dar continuidade à sua atividade dadas as medidas de isolamento social impostas pela pandemia do Covid-19, e com o objetivo de “alegrar e dar esperança às pessoas, neste momento delicado em que estão dentro das suas casas”.

A peça proposta é o seu mais recente texto “A verdadeira história do lobo mau”, em que o ator brasileiro desempenha faz o papel de narrador, ao mesmo tempo que se transforma nas personagens da história – O Capuchinho, a Avozinha, o Lobo Mau, e o Caçador.

É uma história que, através do humor, “reflete como podemos aprender a conviver com as mudanças que muitas vezes não aceitamos, e como podemos ser mais adaptáveis, flexíveis, através do afeto e do amor. Algo muito próprio para esse momento”, explica o autor a ator.

Na sua fábula, Raul de Orofino conta o romance do Lobo com a Avózinha e as mudanças que isso gera em todos os personagens, principalmente na Capuchinho que não admite que a sua história seja mudada, e fica histérica. É uma história que, através do humor, “reflete como podemos aprender a conviver com as mudanças que muitas vezes não aceitamos, e como podemos ser mais adaptáveis, flexíveis, através do afeto e do amor. Algo muito próprio para esse momento”, explica.

O  espetáculo-palestra  é emitido pelo Skype ou whatsapp, e, no final, Raul de Orofino conversa com a assistência. A duração da peça (de 30 minutos a uma hora) e os temas que podem ser discutidos no final podem ser definidos de acordo com a empresa cliente.

Dos aviões à revista Time

Raul Orofino é ator, autor, escritor, palestrante e professor de Inteligência Emocional, com realizado mais de 5 mil apresentações. Em 1990, criou no Brasil o projeto inovador “Teatro ao Domicílio” e, em 1993, foi também precursor do projeto “Teatro em Aviões”, o que mereceu uma menção na revista norte-americana Time pelo facto de ser o primeiro a fazer teatro a bordo de um voo comercial. A partir daí, começou a apresentar os seus espetáculos nas empresas. Sendo autor, no final do espetáculo conversava com os colaboradores das empresas sobre as histórias a que tinham assistido. Estas conversas tornaram-se uma palestra e, desta forma, tornou-se num ator-palestrante.

Em 1999, começa a apresentar-se na Europa, primeiro em Portugal e mais tarde em Espanha e Itália, onde apresenta os seus espetáculos nas respetivas línguas nativas. Depois veio África, designadamente Angola e Cabo Verde, repartindo hoje o seu tempo por apresentações nestes vários mercados.

Durante três anos, Raul ministrou aulas de Inteligência Emocional numa pós-graduação em Gestão Hoteleira no Instituto Superior de Línguas e Administração (ISLA), atual Universidade Europeia. Foi quanto bastou para que, a partir daí, as empresas começassem a requisitar estas aulas para os seus trabalhadores. Raul transformou-as então num formato Workshop que aplica hoje em dia em Programas de Vendas, de Liderança, de Atenção ao Cliente ou, mais genericamente, em ações de formação dirigidas a todos os funcionários das empresas.

Tem um livro publicado, Mário, o Teu Humor Está no Armário (Edições Vogais e Cia.), que conta como as pessoas mudaram as suas atitudes no trabalho e na vida pessoal depois de terem aprendido a “alimentar-se de humor” nos vários países por onde atuou. E o seu trabalho está igualmente documentado no livro italiano Teatro d’ Impresa, de Renata Borgato e Paolo Vergnani (Edição FrancoAngeli), que relata a sua história dentro do universo corporativo.

Neste momento Raul de Orofino prepara a tradução da história para o italiano e espanhol, línguas nas quais já se apresenta há muitos anos.

Marcações de sessões de “Teatro ao domicílio online, pelo whatsapp +351 96 8283560 ou pelo e-mail contato@rauldeorofino.com