Prémio Mulheres na Ciência

A Lóreal portuguesa volta a premiar o mérito de mulheres cientistas nacionais nas áreas das ciências da saúde e do ambiente. As candiadturas decorrem até 15 de setembro

Vânia Calisto, cientista distinguida no ano passado, Inês Caldeira, country manager da L'Oréal Portugal, Sónia Melo e Raquel Ferreira, cientistas, e Ana Martinho, presidente da Comissão Nacional da UNESCO

A edição anterior do Programa Medalhas de Honra L’Oreal Portugal para as Mulheres na Ciência distinguiu três jovens que investigam as áreas do cancro, do AVC, e da descontaminação da água por medicamentos. As medalhas e os 20 mil euros de financiamento ajudaram estas cientistas a prosseguir as investigações nestas áreas tão importantes do conhecimento.

Este ano o programa da L’Oreal volta a distinguir três cientistas mulheres, para reconhecer e incentivar o trabalho de jovens promissoras de instituições portuguesas, com projetos originais nas áreas da saúde e do ambiente. As candidaturas decorrem de 15 de junho a 15 de setembro e devem ser feitas em www.fct.pt.

A Lóreal (que anualmente investe mais de 800 milhões de euros em investigação) promove este programa científico em parceria com a Unesco e com a Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério de Educação e Ciência.

A iniciativa portugesa desta gigante da cosmética e da beleza inspira-se no programa Internacional L’Oreal Unesco For Woman in Science, que distingue cientistas consagradas com bolsas de apoio (International Rising Talent Grants) para incentivo à pesquisa.

Em Portugal, nas onze primeiras edições, o programa da L’Oreal destacou 34 jovens cientistas. Com a edição deste ano serão 37. “Queremos apoiar mulheres a abrir novos horizontes na saúde e na sustentabilidade e incentivá-las a chegar a um nível de excelência da ciência portuguesa”, sintetiza Inês Caldeira, country manager da L’Oreal Portugal.

As Medalhas de Honra destinam-se à realização de estudos avançados de investigação a nível de pós doutoramento em universidades e instituições portuguesas de reconhecido mérito nas áreas das Ciências da Saúde e das Ciências do Ambiente.

 

Parceiros Premium
Parceiros