Portuguesa distinguida como “estrela emergente” nos Women in Credit Awards

Sara Martins tem apenas 24 anos e é business developer da start-up financeira portuguesa Itscredit. Foi distinguida nestes prémios internacionais graças às suas "conquistas que excedem o esperado de alguém com menos de cinco anos de experiência".

Sara Martins, business developer da ITSCREDIT e "estrela emergente do ano" para a revista britânica Credit Strategy.

Sara Martins foi distinguida como Estrela Emergente do Ano (Rising Star Of The Year) no âmbito dos Women in Credit Awards, numa cerimónia que decorreu em Londres, na noite da passada quinta-feira, 21 de março. Estes prémios, atribuídos pela Credit Strategy, revista britânica criada em 1999 e especializada em crédito e serviços financeiros, destinam-se a reconhecer mulheres que lideraram equipas ou empresas da área financeira, destacando-as como exemplo para atrair mais talento feminino nesta área.

Com 24 anos e natural do Porto, a business developer é licenciada em Gestão pela Católica Porto Business School e está no Grupo ITSector há dois anos, tendo estado envolvida, desde o início, no lançamento da ITSCREDIT, spin-off da ITSector dedicada ao desenvolvimento de software destinado ao acompanhamento de todas as fases do crédito bancário. “Espero que esta distinção possa servir de inspiração para atrair e reter o talento de muitas outras mulheres para trabalhar na área financeira, mas também na área tecnológica, onde em Portugal, apesar do alto índice de empregabilidade, as mulheres representam ainda uma clara minoria“, comentou Sara Martins.

Encarregue da prospeção de mercados e do contacto direto com clientes nacionais e internacionais, bem como da participação em eventos internacionais nos EUA (Nova Iorque), Inglaterra (Londres), Singapura e Tailândia, Sara Martins teve um contributo ativo na expansão da ITSector e ITSCREDIT em diversos países. Entre os critérios do júri para a atribuição do prémio, foram tidos em conta serviços e conquistas que excedem o esperado de alguém com menos de cinco anos de experiência e fatores como o comprometimento com a progressão na carreira, a aquisição de novas competências e as contribuições para a melhoria das boas práticas associadas à profissão.

Os vencedores dos Women in Credit Awards foram selecionados por um painel composto por mais de 20 juízes independentes. Para alcançar a distinção de Estrela Emergente do Ano, Sara começou por integrar uma lista de 6 pré-nomeadas, escolhidas entre mais de 70 empresas de todo o mundo ligadas à área do crédito e serviços financeiros.

Fundada no Porto, em 2005, a ITSector é especialista no desenvolvimento de software para o setor financeiro. Atualmente, conta com mais de 400 colaboradores, distribuídos pelos Centros de Tecnologias Avançadas de que dispõe no Porto, Lisboa, Braga, Aveiro e Bragança, bem como pelos seus escritórios na Polónia, Alemanha, Angola, Moçambique e Quénia. Lançada em 2018 e com sede no Porto, a ITSCREDIT apresenta uma forte vocação para operar nos mercados externos, tendo já implementado projetos em instituições bancárias de renome, em clientes da Europa e África.