Pessoas@2020 promoveu 2.ª edição do “Conversas com Significado”

Na 2ª edição do “Conversas com Significado”, Paula Carneiro, diretora de Recursos Humanos Corporativos da EDP e Nuno Oliveira Santos, CEO da Gfi Portugal, debateram um posicionamento mais estratégico da gestão de recursos humanos nas organizações.

Paula Carneiro, diretora de Recursos Humanos Corporativos da EDP.

“Sendo a gestão das pessoas da responsabilidade de cada people manager, uma das prioridades e foco de intervenção dos directores de Recursos Humanos deverá ser estar próximo, capacitar e ajudar esses managers a exercerem adequadamente a sua função de gestão de pessoas”, esta foi uma das principais conclusões da 2.ª edição do “Conversas com Significado”, que reuniu mais de três dezenas de profissionais, em Outubro.

Sob moderação de Margarida Barreto, Nuno Oliveira Santos, CEO da Gfi Portugal, e Paula Carneiro, directora de Recursos Humanos Corporativos da EDP, deram o mote para um debate sobre o papel dos Gestores de Pessoas nas organizações. “A pessoa responsável pela área de Recursos numa organização é acima de tudo um gestor da empresa, equiparado, a todos os níveis, com os outros gestores, que intervém na gestão de topo com a uma sensibilidade e conhecimento particular do comportamento humano e gestão de pessoas”, defendeu-se.

A dimensão da organização –  quer seja uma empresa portuguesa internacionalizada ou uma multinacional a operar em Portugal, onde por vezes a função de Recursos Humanos está agregada a outras funções de suporte – não altera é a necessidade de proximidade e colaboração da área de Recursos Humanos com as áreas de negócio e do nível de topo da gestão da empresa. Como exemplo, Paula Carneiro, diretora de Recursos Humanos Corporativos da EDP deu conta de um projeto inovador em termos de organização da equipa de Recursos Humanos Corporate e da ligação do mesmo ao Plano Estratégico.

O próximo “Conversas com Significado” decorrerá já no dia 4 de Dezembro, e contará com a participação de Paula Lourenço, HR Country Head da GlaxoSmithKline, e Eduardo Pinto Leite, Partner da BBM Global.