Paulo Neto: Um bálsamo para a mente

Paulo Neto sobre um livro que tem uma "energia" especial.

Paulo Neto, fundador da Building Bridges.

Texto de Paulo Neto, Coach ICF ACC , Team and Agile Coach, Facilitador e fundador da Building Bridges

Numa visita a Madrid entrei num museu e dirigi-me à livraria. Encontrei um livro minúsculo com um título surpreendente que não hesitei em comprar, comecei imediatamente a ler e perguntei-me se haveria uma versão portuguesa. Só a encontrei algum tempo mais tarde e confesso que desde esse dia comprei dezenas de cópias. Algumas para oferecer, outras para substituir a minha que espontaneamente ofereço.

Isto acontece porque o livro é uma autêntica pérola, pela forma como está escrito, pela simplicidade e clareza, pela honestidade com que o autor explana os temas e as ideias, pela inspiração que cria. Qualquer que seja a página aberta, encontramos um pequeno capítulo de duas ou três páginas que nos faz olhar e observar as coisas simples da vida de outra forma, tornando-se num convite para parar durante uns segundos. Cria espaço para nós.

Sempre que o leio, gera-se um sentimento de bem-estar e de significância pelo que faço e pelo que não faço. Como dizia uma amiga, a propósito de um outro livro, é um balsamo para a mente.

Se quer parar e desligar, ou talvez ligar-se a outras partes da vida, leia umas páginas deste pequeno livro. Saboreie cada palavra, cada parágrafo, cada capítulo. Dedique-lhe uns momentos para si, para parar. Com ele desaceleramos, paramos e entramos para outro espaço.

Este é um daqueles livros que vai ficando… de que gostamos porque nos transporta e liga a outras coisas. É um livro com uma “energia” especial.

“A Biografia do Silêncio” é um estímulo e um pretexto para parar e estarmos uns minutos connosco. A sugestão, a reflexão e a partilha que nos é oferecida, é inspiradora e atrevo-me a dizer que nos engrandece enquanto pessoa.