Paulo Neto: Qual o mais importante comando do PowerPoint?

Paulo Neto, que durante 20 anos desenvolveu a sua carreira na indústria das tecnologias de informação, é Coach ICF ACC e Scrummaster especialista no desenvolvimento de colaboração e agilidade.

Paulo Neto, fundador da Building Bridges.

Texto de Paulo Neto

Já teve momentos em que a audiência não está a prestar-lhe a atenção que deseja? Quando isso acontece, pode estar a perder o controlo da sessão… O seu desafio como apresentador é comunicar a sua mensagem e, para isso, é fundamental manter a plateia com o nível de atenção desejado.

Sem atenção não há comunicação e há momentos em que isso é fundamental. Para a conseguir, um bom slide ajuda, mas ao mesmo tempo o seu público pode perder a atenção às suas palavras. Se a audiência passa mais tempo conectada ao slide que a si, o centro da apresentação são os slides e cada um pode fazer a sua interpretação. A sua mensagem pode perder-se.

Sem dúvida que o visual é relevante, mas em determinados momentos seria bom que não existisse para ser possível sublinhar o discurso e passar a mensagem com o impacto necessário! Por exemplo, usar uns segundos de silêncio é uma boa técnica para sublinhar uma ideia, mas se a audiência se focar no slide este efeito desaparece. Para que o seu slide “desapareça” pode colocar a projeção a negro pressionando a tecla ‘B’, ou ainda melhor use a tecla do seu Wireless Presenter com a mesma função. Se repetir o gesto, o seu ecrã volta à projeção. Deste modo, nos momentos em que quer sublinhar a sua mensagem garantirá para si toda a atenção da plateia.

O comando mais importante é, paradoxalmente, aquele que faz desaparecer o seu slide! Este pequeno gesto vai permitir em momentos importantes gerir a atenção da sua plateia, tornando a sua comunicação eficaz.