Paulo Neto: Não tem tempo? Então que seja antes

Paulo Neto deixa-lhe uma sugestão para encontrar tempo para realizar aqueles projetos que vai adiando sucessivamente.

Paulo Net é fundador da Building Bridges.

Texto de Paulo Neto, coach executivo e de equipas, agile coach e fundador da Building Bridges

Todos enfrentamos o desafio de querer fazer algo importante para nós, mas não conseguimos encontrar a forma e, sobretudo, o tempo para o realizar. Tentamos, mas os nossos agitados dias impõe-nos outros compromissos e não encontramos a forma de continuar, parece ser impossível… Apesar de ser importante, não conseguimos progredir enfrentamos a frustração e desistimos.

Há pessoas que apesar de terem os mesmos dias agitados conseguem evoluir nos seus planos, executam as suas tarefas e vencem o desafio de fazer algo importante para si mesmas. Em muitos casos, as pessoas que conseguem ter esta capacidade de executar aprenderam a fazer uma coisa importante na vida “dizer não”, e mantêm as suas prioridades.

Admiramos a sua capacidade de focar e de concretizar, mas podemos também considerar que as escolhas que algumas dessas pessoas fazem nós não estamos dispostos a fazer. Simplesmente, não queremos abdicar de outras coisas também importantes, como, por exemplo, tempo para a família.

O pensamento é “os dias não dão para tudo”, e aceitamos que as tais coisas importantes que queremos fazer ficam irremediavelmente para trás. Há coisas que estão antes de nós e por isso a essas não podemos dizer não.

Mas há solução? Sim, se não conseguimos tempo durante o dia, então que seja antes. Quer dedicar 30 minutos por dia para si? Faça-o antes do dia começar, antes dos afazeres matinais. É simples, faça o seu despertar 30 minutos mais cedo, essa é altura do dia em que não vai haver outros afazeres ou compromissos a interrompê-la. Este é o momento em que a sua casa, provavelmente, está em silêncio e que pode dedicar-se a si.

Sim é verdade, exige alguma disciplina e nem todos os dias é possível, porque precisa de sair mais cedo ou porque se deitou tarde e esses 30 minutos são mais úteis a dormir. Sim, mas não olhemos para as exceções, olhemos para o padrão, em 80% dos dias é possível.

Esta prática acompanha-me há vários anos e é um momento útil e produtivo, quer para desenvolvimento pessoal, quer para aprender alguma técnica ou tema que quero estudar. A minha prática atual é 20 minutos de meditação + 10 minutos de alongamentos + 10 minutos de leitura, mas não necessariamente de ser a sua.

Este espaço é revigorante para o resto do dia, dá-me energia e clareza sobre o que quero, como quero e com quem quero estar e fazer. Quando não o tenho, sinto a diferença.

Aqui, podemos aprender sobre nós, podemos ser íntimos connosco e isso é bom.

Leia mais artigos de Paulo Neto

Parceiros Premium
Parceiros