Paula Dias, da gestão da qualidade para a gestão de topo

Fez grande parte da carreira na área da Qualidade até que, em 2012, se tornou CEO da Elastomer Solutions. Paula Dias é uma das oradoras da 1.ª Grande Conferência Liderança Feminina Porto, a 9 de maio.

Paula Dias é CEO da Elastomer Solutions.

A carreira de Paula Dias está marcada por uma diversidade de desafios que abraçou desde que, em 1989, concluiu a licenciatura em Engenharia Química na FEUP. Trabalhou na Direção da Qualidade entre 1989 e 2009, apenas com um desvio de três anos, em que esteve no departamento de Vendas da Reuters, completamente fora da zona de conforto, o que a obrigou a aprender sobre mercados financeiros e outros temas que não fizeram parte da sua formação de base.

O primeiro emprego foi na Mabor-DAP, seguindo-se a Reuters, e depois a Diehl-Fapobol, a Cifial, e novamente a Diehl Fapobol (que viria a transformar-se na Elastomer Solutions).

Em 2005, no sentido de adquirir novos conhecimentos e enveredar por uma carreira mais ligada à gestão geral, fez o MBA Executivo da ESG (atual PBS). Em 2009 é nomeada Chief Operations Officer (COO) das operações da Diehl em Portugal (na altura a empresa assumiu a designação de Elastomer Solutions) e, em 2012, torna-se CEO do grupo Elastomer Solutions com localizações na Alemanha, Portugal e Eslováquia. Nestas novas funções desenha o plano estratégico da empresa e concretiza a expansão do grupo fora da Europa com instalação de operações em Marrocos e México, criação de um centro de competência em Portugal e consolidação do foco da produção no core business de injeção de borracha e desenvolvimento de um segmento de injeção de termoplásticos e bi-material.

Em 2017, assume a função de Automotive Sector Head na Mutares AG em Munique, acionista da Elastomer Solutions. Nesta função trabalha em parceria com a equipa da M&A (fusões e aquisições) do grupo com o objetivo de desenvolver o setor. Em 2018 regressa novamente à Elastomer Solutions, como CEO, acumulando parcialmente com a anterior função na Mutares AG até ao final do ano.

Integrada num grupo que tem diversas mulheres em cargos de chefia, Paula Dias considera que os projetos de implementação de fábricas e o seu desenvolvimento foram os mais desafiantes. A executiva confessa o seu orgulho pelo trabalho desenvolvido especialmente em Marrocos e México, onde pode ajudar a desenvolver a economia local, e dar oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal aos locais (incluindo a promoção de mulheres) ao mesmo tempo que ajudou o Grupo Elastomer e Mutares AG a crescer.

Paula Dias vai participar na mesa redonda Como Chegar ao Topo, com Raquel Seabra, Vanessa Loureiro e Soledade Carvalho Duarte..

Conheça o programa e as oradoras e garanta o seu lugar aqui.

 

GRANDE CONFERÊNCIA LIDERANÇA FEMININA PORTO

9h00 | Abertura

Isabel Canha, diretora do Executiva.pt

9h10 | Debate  Liderança feminina, perspetiva internacional*

Ramon O’Callaghan, dean da Porto Business School

Nathalie Risacher, senior country manager da Natixis

9h40 | Mesa redonda Como chegar ao topo

Raquel Seabra, administradora da Sogrape

Vanessa Loureiro, administradora não executiva da EFACEC

Paula Dias, CEO Elastomer Solutions

Soledade Carvalho Duarte, managing partner da Invesco Transearch (moderadora)

10h45| Intervalo

11h15| Mesa redonda Lições de liderança

Susana Coerver, global marketing and communication director da Parfois

Regina Alves, empresária/franchisada da McDonald’s

Virginia Abreu, CEO da Crispim Abreu

Ana Salomé Martins, diretora de Pessoas e Comunicação da Nors

Margarida Pedrosa, diretora da MBA Consultores e fundadora do Club Women in Business da PBS (moderadora)

12h15 |Três gestoras à conversa sobre liderança feminina

Maria Antónia Torres, partner da PwC Portugal, Cabo Verde e Angola

Marta Araújo, CEO da Castelbel

Gabriela Castro, head of strategic business development da Sonae MC

13h00 | Final

 

Não perca esta oportunidade de escutar executivas de topo sobre os desafios que enfrentam enquanto líderes. Garanta o seu lugar aqui.