Nô Bai, o primeiro Marketplace para empreendedores afrodescendentes

Portugal passa a contar com uma plataforma online dedicada aos negócios de empreendedores afrodescendentes em Portugal: “Nô Bai”. O conceito e projeto foi desenvolvido pela ativista e influencer Mariama Injai.

A ativista e influencer Mariama Injai é a empreendedora do Nô Bai, marketplace para afrodescendentes.

Nô Bai é o primeiro marketplace para empreendedores afrodescendentes. O conceito e projeto foi desenvolvido pela ativista e influencer Mariama Injai, que tem vindo a tornar-se um dos rostos mais associados ao “Black Empowerment” em Portugal. A plataforma permite encontrar e comprar num só local produtos e serviços fornecidos por pessoas da comunidade afrodescendente, onde quer que o negócio se encontre sediado.

“Este projeto tem como objetivo colocar na montra digital negócios que pela sua dimensão e dispersão não atingem o seu máximo potencial. Porque não existe em Portugal dados sobre a comunidade afrodescendente, este projeto vai permitir, ainda, o mapeamento e identificação de negócios de propriedade negra na economia portuguesa. Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, pretende ainda permitir a rápida intervenção conjunta da comunidade na procura de soluções para os desafios dos negócios negro”, explica a fundadora da plataforma “Nô Bai”, Mariama Injai.

Com a parceria com os CTT, os negócios que estarão presentes na plataforma, poderão ver os seus produtos chegar a qualquer ponto do país. Desde roupas, bijuteria, produtos de cuidado pessoal, restauração, serviços, entre muitos outros setores de atividade, a plataforma contará com 20 empreendedores no lançamento, contando no final do primeiro ano de atividade chegar aos 100 negócios de propriedade negra, representando um aumento de volume de negócios diretos para os empreendedores de 40% face ao volume fora da plataforma, e catalogar mais de 500 no diretório.

Segundo Mariama Injai, “o impacto do projeto não acaba na venda dos produtos e serviços. Pretende ir mais além e usar a força da comunidade para alavancar o conhecimento. Só desta forma cada empreendedor vai poder ver o seu negócio crescer de forma sustentável”. E é à procura destes pilares de conhecimento e empoderamento que a plataforma “Nô Bai” será também uma base de partilha regular de conhecimentos. Resultado desta aposta e do trabalho de preparação feito ao longo dos últimos dois anos, a plataforma “Nô Bai” foi selecionada para o programa “Road 2 Web Summit” da Startup Portugal e esteve presente na edição da Web Summit Lisbon deste ano, como Startup Alpha.

Parceiros Premium
Parceiros