Nathalie Risacher alarga responsabilidades para a região EMEA

A senior country manager da Natixis em Portugal desde 2017 acaba de ser nomeada para Chief Operation Officer da área da Banca Empresarial e de Investimento da Natixis EMEA (Europa, Médio Oriente e África).

Nathalie Risacher é senior country manager da Natixis em Portugal.

Nathalie Risacher passou a acumular desde o início deste mês de julho o cargo de senior country manager da Natixis em Portugal com a função de Chief Operation Officer (COO) da área de Banca Empresarial e de Investimento (Corporate Investment Banking – CIB) para a região EMEA (Europa, Médio Oriente e África). Nesta nova função, a líder do Centro de Excelência em IT que a empresa tem no nosso país, passa agora a reportar ao CEO da área de Banca Empresarial e de Investimento para os EMEA, Stéphane About, e à COO global da Natixis, Véronique Sani.

Nathalie Risacher iniciou funções como Senior Country Manager da Natixis em Portugal em outubro de 2017. A gestora tem sido a principal dinamizadora do programa Champion for Change, uma iniciativa pioneira, desenvolvida pela Natixis, para promover a diversidade e a inclusão no sector da Tecnologia em Portugal, através de iniciativas ligadas à Educação e Informação. O Champion for Change pretende estimular e promover a presença e o trabalho de mulheres no mundo da tecnologia, reforçando a mensagem de que as áreas da ciência, da tecnologia, da engenharia e da matemática não são um monopólio de qualquer género e devem ser seguidas por mulheres e homens, com as mesmas oportunidades.

Nathalie Risacher tem assento em vários comités profissionais do setor financeiro. Participa, com frequência, como oradora, em conferências e palestras – tendo sido oradora na Grande Conferência Liderança Feminina Porto, que a Executiva realizou a 9 de maio deste ano, na Porto Business School –  e é, desde 2009, por nomeação do Governo francês, consultora para o Comércio Externo com os Estados Unidos e agora também com Portugal.

Antes de vir para Portugal, viveu e trabalhou 17 anos em Nova Iorque, como diretora de Operações da Plataforma das Américas e membro do Comité Executivo da Natixis CIB Américas, entre outras funções. Durante o seu mandato, contribuiu significativamente para o desenvolvimento e transformação da Plataforma das Américas. Antes disso, foi diretora de Segurança e Risco Operacional da Natixis CIB Americas.

Em 2012, recebeu, em França, o Grande Prémio do Júri pelo desempenho como responsável de Segurança, distinção atribuída por decisão de um painel de organizações da sociedade civil, em reconhecimento do seu trabalho e investigação sobre segurança cibernética.

Criada na Costa do Marfim, Nathalie Risacher viveu e trabalhou em África, na Europa e na América do Norte. Formada em Ciências Económicas e Administrativas pela Universidade Sorbonne, em Paris, realizou posteriormente um mestrado em Gestão de Sistemas de Informação no INIG Institute, em Paris, e um MBA na St. John’s University Business School, em Nova Iorque.

 

Assista ao debate entre Nathalie Risacher e Ramon O’Callaghan na Grande Conferência Liderança Feminina Porto, sobre a perspetiva da liderança internacional.