Mulheres na ciência e tecnologia: construir um mundo melhor

Cláudia Quaresma, da 3D Printing Center for Health, Fátima Ferreira, da MC Sonae, e Inês Santos Silva, da Portuguese Women in Tech, vão partilhar experiências de carreira e revelar os desafios para as mulheres nestas áreas, onde continuam em minoria, na 10.ª Grande Conferência Liderança Feminina, a 19 de outubro.

Claúdia Quaresma é coordenadora do inovador 3D Printing Center for Health que cria próteses e dispositivos de apoio em 3D, para pessoas com dificuldades motoras. Com formação em Reabilitação e um doutoramento em Engenharia Biomédica, pela NOVA School of Science and Technology, Cláudia Quaresma tem uma visão ampla das necessidades dos doentes e do desenvolvimento de tecnologias inovadoras e eficazes para os ajudar a superar os desafios que enfrentam. É professora no Departamento de Física, na área da Engenharia Biomédica, na Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa e investigadora no Centro de Investigação LIBPhys. Os seus projetos de investigação têm-se centrado em Engenharia Biomédica, com especial foco em Reabilitação. As suas áreas científicas de investigação estão relacionadas com biomecânica e desenvolvimento de novas tecnologias, com especial foco na área da Reabilitação. Tem vários prémios no currículo e uma patente internacional de dispositivo médico.

 

Inês Santos Silva é fundadora da Portuguese Women in Tech uma comunidade focada em atrair a apoiar mulheres em tecnologia. Forte defensora da diversidade e inclusão, é a fundadora e CEO da Women(dot)Business, uma empresa social que trabalha para criar mais oportunidades de compras empresariais para empresas detidas por mulheres, acelerando o desenvolvimento dos seus negócios. O empreendedorismo está no ADN de Inês Santos Silva que acrescenta ao seu percurso profissional mais um projeto, a AthenaDAO de que é founding operations lead, uma comunidade descentralizada de investigadores, financiadores e defensores que trabalham para promover a investigação, educação e financiamento da saúde das mulheres. É também membro não-executivo do Conselho de Administração da Almedina, uma histórica editora portuguesa. É alumna do Singularity University Graduate Studies Program 2013 e da THNK, School of Creative Leadership 2014, e Marshall Memorial Fellow 2019, pelo German Marshall Fund.

 

Fátima Ferreira é  IT Strategy & UX director, MC Sonae. Com uma vasta experiência em consultoria de gestão, tecnologia e planeamento estratégico, tem-se destacado nos diversos cargos que ocupou, deixando um profundo impacto nas organizações que serviu. Manager do UX Chapter, na MC Sonae, desde julho de 2021, Fátima Ferreira transformou esta área num centro de excelência para toda a empresa. Em simultâneo, é também IT Strategy Manager, cargo que assumiu o ano passado, sendo responsável pelo alinhamento das iniciativas estratégicas de IT com os objetivos do negócio. Liderou também a equipa de agiles coaches, que desempenhou um papel fundamental na promoção de uma cultura ágil dentro da organização. Com uma vasta experiência em tecnologia, estratégia e gestão de equipas, Fátima Ferreira desenvolveu o seu percurso profissional em várias empresas, tendo no início da sua carreira ingressado na PwC, e mais tarde na Sonae SR.  Esteve ainda na HB Fuller, durante dois anos, de onde transitou para a Natixis.

 

Ana Quelhas é a Managing Director da Unidade de Negócio de Hidrogénio da EDP, liderando a estratégia da empresa nesta nova área de negócio, desde a sua criação, em 2021. Anteriormente, dirigia o Planeamento Energético do grupo EDP, sendo responsável pelo planeamento integrado do portfólio energético do grupo, apoiando a tomada de decisões estratégicas e contribuindo para a definição de uma visão integrada e de longo prazo do setor energético, nas várias áreas de negócio e geografias de atuação da empresa. No seu percurso profissional, Ana Quelhas trabalhou na Direção-Geral de Investigação da Comissão Europeia, em Bruxelas, tendo estado envolvida em várias atividades relacionadas com a agenda estratégica de investigação na área da energia, tendo trabalhado ainda na California ISO, nos Estados Unidos, na Direção de Desenvolvimento de Mercado.
É licenciada em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tem um doutoramento em Engenharia Eletrotécnica na Iowa State University, nos Estados Unidos, e mestrado em Economia e em Engenharia, pela mesma universidade.

 

A Grande Conferência Liderança Feminina foi lançada pela Executiva em 2016 e desde então já se realizaram seis edições em Lisboa e três no Porto, que reuniram 140 oradores, 70 empresas patrocinadoras e quase 3500 participantes. É um evento de informação, formação, empoderamento e networking, que dá palco a mulheres líderes capazes de inspirar outras mulheres a não desistir de alcançar as funções de topo que ambicionam e merecem.

Consulte mais informações aqui e compre o seu ingresso aqui.

patrocinadores 10.ª Grande Conferência Liderança Feminina_Executiva

Parceiros Premium
Parceiros